Mutirão oftalmológico oferece cirurgias em Goiás
Mutirão oftalmológico oferece cirurgias em Goiás (Diário da Manhã, 31/03/09)
Hospital das Clínicas e Secretaria Municipal de Saúde se reúnem para oferecer atendimento médico. Parceria se estende até final de 2009
O Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof) do Hospital das Clínicas (HC) atendeu ontem 300 pacientes. Todos foram submetidos a consultas e, nos casos mais graves, encaminhados a processos cirúrgicos no próprio Cerof. O mutirão oftalmológico foi realizado em parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e HC para minimizar fila para cirurgia oftalmológica.
A parceria vai se estender por mais 19 sábados deste ano, alternadamente, a cada final de semana. Para se inscrever, o paciente deve solicitar vaga em unidades municipais dos Centros de Atendimento Integral à Saúde (Cais) e do Centro Integrado de Atendimento Municipal à Saúde (Ciams).
A exigência visa a regulação do paciente no Sistema Único de Saúde (SUS). Moradores de Goiânia e dos municípios cuja prefeitura tem convênio com a Capital podem requisitar atendimento. Oito médicos oftalmologistas, residentes e alunos de mestrado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) participam do mutirão.
O diretor do Cerof, Marcos Ávila, acredita que o sistema irá diminuir a demanda pelo serviço e, simultaneamente, melhorar o deslocamento do paciente pelo SUS. Hoje, três níveis hierárquicos obrigam o doente a procurar pelo menos duas unidades médicas. “O paciente fica ‘perambulando’, e o atendimento para cirurgia chega a levar anos.” O sistema deve ser incorporado por outras capitais. “Com o mutirão, é possível realizar cirurgia em casos como catarata, deslocamento de retina ou glaucoma em tempo menor”, afirma.
Como ser atendido
O programa do Cerof visa a desafogar busca de atendimento oftalmológico para pessoas de Goiânia e cidades do interior