Em defesa do audiovisual nacional

 

Em defesa do audiovisual nacional (Diário da Manhã, 31/03/09)

Começa hoje e vai até 5 de maio a 2ª Mostra FestCine Goiânia de Cinema Brasileiro, com exibição de 36 filmes

Promover e difundir a produção cinematográfica brasileira e goiana, com exibição de filmes e realização de palestras e debates sobre o atual panorama do cinema brasileiro é o objetivo da 2ª Mostra FestCine Goiânia de Cinema Brasileiro, que começa hoje e vai até o dia 5 de maio, na qual serão exibidos 36 filmes em 35 dias, entre curtas e longas-metragens, animações e documentários. A mostra acontece no Cine Ouro, às 12h30, 15h e 20h e a entrada é franca.

Na sessão de abertura, serão exibidos o curta-documentário Congada, de Lucy Lívia, e o longa Benzeduras, de Adriana Rodrigues. Todos os filmes que compõem a mostra foram projetados em edições anteriores do FestCine Goiânia (programação no boxe).

A primeira edição da Mostra FestCine Goiânia de Cinema Brasileiro, realizada em 2006, ocorreu no Cine Lumière Araguaia, com participação de 5 mil pessoas durante 44 dias, o que tornou o festival a maior mostra de cinema brasileiro do País.

Diferentemente de outros festivais, a mostra – realizada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e com apoio da Associação Brasileira de Documentaristas seção Goiás, cineclube João Bênnio e GO Film Commission – não terá caráter competitivo entre as produções. O objetivo principal, segundo a produtora executiva, Débora Torres, é difundir a cinematografia brasileira e goiana e estimular a formação de plateia. Nesse sentido, todas as sessões serão iniciadas com a projeção de curtas-metragens goianos.

“A meta da mostra é promover e apresentar a atual produção do cinema no Brasil e em Goiás, discutindo ideias e possibilitando o intercâmbio entre realizadores do segmento audiovisual. Para este ano, estão programados debates e palestras com importantes personalidades do cinema brasileiro (veja boxe)”, avisa.

De fato, as três palestras previstas prometem abordar aspectos diversos da produção cinematográfica nacional e local. Na primeira, que acontece dia 20 de abril, o tema será o Panorama do Cinema Brasileiro & Festivais de Cinema, com presença do crítico de cinema Rubens Ewald Filho e do compositor de trilha sonora e cineasta Beto Strada.

Strada, que possui no currículo dezenas de filmes como compositor e diretor, considera que o cinema brasileiro deu um grande salto de qualidade nos últimos anos. “Estou muito feliz com o atual cenário audiovisual nacional. Filmes como Bezerra de Menezes e Se Eu Fosse Você 2 comprovam o crescimento de qualidade das produções, e as bilheterias têm correspondido. É preciso que os brasileiros valorizem o cinema nacional”, adverte.

As outras palestras, agendadas para 27 de abril e 4 de maio, debaterão, respectivamente, o Mecanismo de Produção do Cinema Brasileiro, com Adilson Ruiz (cineasta e diretor de audiovisual do MinC) e Beto Leão (presidente da Associação Brasileira de Documentaristas seção Goiás - ABD/GO), e a Produção Cinematográfica do Distrito Federal e Goiás, com participação de Ana Maria Mulhemberg, da Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV), Viviane Louise, vice-presidente da ABD-GO, Rosa Berardo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Marco Antônio, do Sebrae-GO, e Cláudia Costa, da GO Film Commission.



goianos

Todos os curtas-metragens que serão exibidos são goianos, o que representa o esforço da mostra no sentido de fortalecer a produção local, dando visibilidade aos realizadores, segundo Débora Torres. “Nossa intenção é tornar a mostra uma grande vitrine para os curtas goianos, que sempre foram prioridade na programação do Cine Goiânia Ouro. Por isso o slogan da mostra é ‘Ouro para a Prata da Casa’”, resume Débora.

Além da reexibição de filmes apresentados pelo FestCine, a mostra marca a estreia do documentário Attilio - Traços, Arquitetura e Cidades, de Juca Fernandes.

O filme, que será exibido dia 7 de abril, às 21h30, aborda as origens da fundação de Goiânia, a partir de fotografias, documentos e relatos de especialistas e de familiares de um dos pioneiros da construção da Capital, o arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima.

Mais sobre FestCine na página 2.


2ª Mostra FestCine Goiânia

de Cinema Brasileiro

Quando: De hoje a 5 de maio

Local: Cine Goiânia Ouro

Horários: 12h30, 15h e 20h

Entrada franca