[UFG] Rede divulga pesquisa sobre movimentos sociais (Diário da Manhã, 18/10/11)

Rede divulga pesquisa sobre movimentos sociais

18 de Outubro de 2011 | Por:

Com o compromisso de devolver à sociedade um pouco da história do Estado de Goiás, e também do Brasil, a Rede Goiana de  Pesquisa em Diversidade, Direitos Humanos e Cidadania (Candombah) divulga hoje o resultado de uma pesquisa que durou dois anos e resgatou a história dos Movimentos Sociais. O evento, que será aberto a todos, acontece a partir das 17h, no salão nobre do curso de Direito, da Universidade Federal de Goiás, no Setor Universitário.
O objetivo da pesquisa foi construir a memória da luta por Direitos Humanos em Goiás, a partir da história e trajetória dos diferentes agentes e movimentos sociais que participaram desse processo de luta. O relatório tem mais de 500 páginas e traz importantes histórias que marcaram a sociedade. Segundo Ricardo Barbosa, membro da Candombah, foram pesquisadas duas vertentes: “Movimentos sociais, de uma lado, àqueles vinculados a questão lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, transgêneros (LGBTT) e, de outro, os vinculados à questão ambiental.”
De acordo com ele, foram estabelecidos dois grupos de pesquisa, cada um deles coordenado por um professor, cuja atuação acadêmica se vincula às questões investigadas. “Em cada grupo temos diferentes tipos de discussões, que serão apresentadas em várias dimensões.” Ele afirma que o principal é proporcionar a todos a recuperação de uma série de documentos, que contam a história de Goiás e seu povo. “Esse dossiê foi doado à UFG e, a partir de hoje, passa a estar totalmente disponível aos alunos, professores e toda a comunidade em geral.”