Bienal do livro
Bienal do livro (Tribuna do Planalto, 09/04/09)
O governador do Estado de Goiás, Alcides Rodrigues, lança na próxima terça-feira, 14, às 8 horas, no Palácio das Esmeraldas, a 2ª Bienal do Livro de Goiás, que homenageará o escritor Bariani Ortencio. A cerimônia terá a presença da secretária de Estado da Educação, Milca Severino; da presidente da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira, Linda Monteiro; do presidente da Agência Goiana de Comunicação, Marcus Vinícius; e do presidente da Goiás Turismo, Barbosa Neto. A bienal será realizada de 29 de abril a 3 de maio, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia.
Com palestras, cursos, oficinas, debates, conversas e lançamentos de livros programados para 23 espaços, de forma simultânea, a 2ª Bienal do Livro de Goiás reunirá várias editoras, entre elas as editoras das universidades Federal de Goiás (UFG) e Católica de Goiás (UCG), cerca de 20 estandes de escritores independentes, além de quiosques nos principais shoppings da cidade.
A Secretaria de Estado da Educação transportará para a Bienal 3 mil alunos, além de 300 professores da rede estadual de Goiânia e de cidades do interior. Cerca de 800 professores dinamizadores das bibliotecas escolares vão participar do curso Biblioteca Escolar em Ação.
Escreva e aconteça
Como parte da programação, os visitantes podem participar de dois concursos de textos. Um deles (Verso, Conto e Opinião na Bienal) ocorrerá durante o evento, quando os estudantes participarão da oficina no gênero escolhido e, ao final, produzirão um texto que será selecionado posteriormente para publicação. Já o outro, intitulado Escreva e Aconteça, se trata de uma produção coletiva, em que a partir de uma história original, os estudantes das escolas estaduais foram convidados a escrever os capítulos seguintes, dando continuidade ao enredo. Para ambos, as inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet, no endereço www.educacao.go.gov.br.
Programação diversificada
Entre outros destaques da 2ª Bienal do Livro está o espaço Mágica das Letras, voltado ao público infantil e onde serão realizadas diversas oficinas de estímulo à leitura e ao desenvolvimento da criatividade. Também serão realizadas num outro espaço, oficinas destinadas a vestibulandos, para a análise das obras literárias indicadas para os vestibulares da UFG, UCG e UEG.
Serão promovidas 27 palestras sobre diferentes temas relacionados à Educação e à produção literária, 204 oficinas, 19 cursos e 34 shows, entre eles o da banda Pedra Letícia e do cantor Gabriel, o Pensador. Serão lançados 40 livros. No espaço Bariani Ortencio, toda a obra do autor estará exposta, e os visitantes poderão parar para um bate-papo com o escritor.
Com a colaboração da Imprensa Nacional será instalada uma exposição contando a história da imprensa, "De Gutenberg à Contemporaneidade", que inclui a história da imprensa no Estado de Goiás, levantada pela Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG). A bienal reserva, também, um espaço para a exibição dos filmes que participaram do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), da Cidade de Goiás.
Outras oficinas programadas são as de Informática Educacional e as de Rádio Escola, ambas com foco nas muitas possibilidades do mundo educacional.