Sinal aberto das TVs da UFG e da Assembleia deve entrar no ar em maio

Sinal aberto das TVs da UFG e da Assembleia deve entrar no ar em maio (Diário da Manhã, 17/04/09)

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, esteve na tarde desta quarta-feira, 15, na Assembleia Legislativa, com o secretário de Comunicação, José Luiz Bittencourt Filho, para dar continuidade às negociações do convênio assinado em janeiro com a Assembleia, para a transmissão da programação da TV Assembleia em canal aberto, através do sinal da TV da Universidade Federal.

O reitor Edward Madureira acredita que na segunda quinzena de maio, o sinal da TV da UFG e da TV Assembleia entrará no ar em caráter experimental, já que o transmissor chegará nos próximos dias. O canal aberto da UFG vai reproduzir programas do Legislativo, e vice-versa.

Outro objetivo foi apresentar o novo diretor da Fundação RTVE, o professor Carlito Lariucci, sucessor do professor Nasri Chaul. O reitor veio acompanhado, ainda, dos professores Uvermar Sidney Nince e de Rosana Maria Ribeiro Borges, docente da Faculdade de Comunicação da UFG e coordenadora da Rede IFES.

O acordo de cooperação técnica entre a UFG, a Assembleia e a Celg, visando o compartilhamento de rede de fibra ótica em Goiânia, foi firmado em janeiro passado. A CelgTelecom, uma das subsidiárias da Celg, possui a maior malha de fibra ótica de Goiânia e já recebeu autorização da Anatel para operar.

A UFG está instalando sua rede própria de fibra ótica: a metrogyn. Entre outras coisas, a parceria vai permitir que os sinais das TVs Assembleia e UFG sejam transportados para o Morro do Mendanha, onde poderão ser retransmitidos em sinal de TV aberta. Afonso Lopes, gerente da TV Assembleia, informou que já foram definidos os parâmetros técnicos da parceria, o que vai permitir que os sinais das TVs Assembleia e UFG sejam transportados para o Morro do Mendanha, onde poderão ser retransmitidos em sinal de TV aberta.