Pecuária 2009 vai enfatizar o produtor rural e a família

 

Pecuária 2009 vai enfatizar o produtor rural e a família (Diário da Manhã, 18/04/09)

Crise altera formato da 64ª Exposição Agropecuária com queda do número de shows e tratamento VIP ao expositor. Festa acontece de 15 a 31 de maio

Momento de cautela econômica faz Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) mudar formato da maior festa do setor de Goiás. A 64ª edição da Exposição Agropecuária do Estado, que acontecerá de 15 a 31 de maio, terá menos shows que nos anos anteriores e valorizará produtor e expositor. Presidente administrativo da SGPA, Pedro Alves Oliveira diz que as medidas beneficiarão o evento, que volta a ter cunho rural com foco nos que são os responsáveis pelos negócios da festa. "Se avaliarmos o momento, veremos que não é hora de arriscar", justifica. Os preços dos ingressos continuam R$ 16 (inteira) em dias normais e, para alguns shows, R$ 20 (inteira), como Victor e Léo e Cláudia Leitte.
Entre os destaques da edição deste ano, está a reformulação do espaço do desfile. "Agora o expositor assistirá seu gado de um lugar com mais conforto, inclusive com ar-condicionado", explica. É com esse tratamento VIP que a SGPA pretende chamar mais atenção do País para a "pecuária". Sem mencionar números, o diretor afirma que as mudanças tendem a aumentar tanto o lucro quanto o público em comparação aos anos anteriores.
Com foco no produtor rural, durante a exposição será lançado ainda o Tecnocentro - Centro de Pesquisa da SGPA -, que trabalhará em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Pedro conta que o centro trabalhará diretamente com o pecuarista: “Vamos lá na fazenda estudar os problemas e fazer pesquisas com objetivo de solucioná-los.”
A praça de alimentação foi redesenhada e ganha nova organização. Segundo Alves, o ambiente passa a ser mais familiar, público esse que a SGPA pretende resgatar com o novo formato da festa. Durante a exposição, será lançado o SGPA Mulher e o SGPA Jovens, projetos que pretendem complementar essa missão.

Planejamento
Pedro diz que tudo foi muito pensado e planejado, e que nem a SGPA, nem os artistas estão em fase de vangloriar. "Imagina se um artista querido vem numa quarta ou quinta-feira e não recebe um bom público. É ruim para eles e para nós", afirma. Os shows são promovidos em parceria com a bilheteria, que não é administrada pela SGPA, e toda a negociação foi feita com clareza, inclusive para com os artistas. "Eles veem a programação antes de fechar contrato. Isso faz com que saibam se o show anterior pode influenciar na bilheteria do seu."
Os shows agora só acontecerão às quintas, sextas-feiras e aos sábados, com exceção de uma quarta-feira, que terá show gospel do padre Fábio de Melo (27). Quem abre a festa dia 15 é a Banda Calypso, que precede o show de João Neto e Frederico no sábado. Na outra semana, o palco é de Victor e Léo (quinta), Hugo Pena e Gabriel (sexta) e Fernando e Sorocaba (sábado). Dias 28, 29 e 30, terá show da Banda Nechivile, Cláudia Leitte e João Bosco e Vinícius, respectivamente.

Folclore
Para suprir a lacuna deixada pela falta de shows, estão previstas apresentações de grupos folcloristas locais como Congadas e Cavalhadas de Pirenópolis. Segundo a assessoria da SGPA, as datas e horários dessas demonstrações ainda não foram decididos. Entre outras atrações, está o Museu da Agropecuária, com oficinas de cachaça artesanal, doces caseiros e trabalho com bambu na confecção de balaios, cestas, bolsas de couro e entalhes em madeira. Essas iniciativas contam com apoio do Sebrae, que coordena a Feira de Animais Silvestres, Senar e Universidade Católica de Goiás (UCG).
Simultaneamente à exposição, de 25 a 28 de maio, acontece o 3º Simpósio Nacional do Tabanel e o 2º Curso de Pecuária da ABTnel. Serão promovidos cursos pertinentes aos pecuaristas, como marcação, vacinação e manejo.

Cronograma
Eventos previstos para a 64ª Exposição Agropecuária de Goiás
Dia 12 - Entrada dos equinos da raça mangalarga marchador e bovinos da raça nelore
Dia 13 - Entrada do nelore padrão e mocho - tabapuã
Dia 14 - Julgamento de mangalarga marchador
Dia 15 - Julgamento mangalarga marchador. 28º Leilão de Elite do Núcleo. Show: Banda Calypso
Dia 16 - Julgamento da raça mangalarga marchador. Fim da entrada do nelore e leilão de touros (Prova de Ganho de Peso promovida pela AGCZ Tatersal). Show: João Neto e Frederico
Dia 17 - Data-base e diagnóstico da raça nelore
Dia 18 - Abertura oficial da 64ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás. Julgamento de nelore e mocho. Leilão de bacaray
Dia 19 - Entrada do cavalo mangalarga, julgamento do nelore padrão e do tabapuã e leilão nelore maxi
Dia 20 - Julgamentos: nelore padrão, tabapuã, mangalarga e seminário da raça tabapuã
Dia 21 - Julgamentos: nelore padrão e tabapuã, 8º Leilão Tabapuã AGT, 8º Leilão Ouro do Nelore. Show: Victor e Léo
Dia 22 - Julgamentos: nelore e mangalarga, 21º Leilão Nelore Extra Fyco. Show: Hugo Pena e Gabriel
Dia 23 - Término do julgamento do nelore e cavalgada. 19º Leilão Nelore Limoeiro. Show: Fernando e Sorocaba
Dia 24 - Saída de bovinos e equinos da 1ª etapa
Dia 25 - Entrada de bovinos da 2ª etapa: brahman, gir, holandês, guzerá, girolando e tabanel e equinos quarto de milha e muares. Curso tabanel
Dia 26 - Curso tabanel - o novo zebu brasileiro
Dia 27 - Pesagem da base e diagnóstico de gestação de bovinos da 2ª etapa. Show: Padre Fábio de Melo
Dia 28 - Controle e registro de animais zebuínos (ABCZ). Show: Nechivile / Rodeio
Dia 29 - Rodeio. Show: Cláudia Leitte
Dia 30 - Rodeio. Show: João Bosco e Vinícius
Dia 31 - Rodeio. 21º Leilão do Novilho Precoce