Sinfônica Jovem e Emílio de Cesar se apresentam no Teatro Goiânia
Sinfônica Jovem e Emílio de Cesar se apresentam no Teatro Goiânia (Diário da Manhã, 22/04/09)
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás sobe ao palco do Teatro Goiânia (unidade da Agência Goiana de Cultura - Agepel), para o VIII Concerto da Temporada 2009. O espetáculo acontece nesta quarta-feira, 22 de abril, às 20 horas, com entrada franca. Pela segunda vez, a orquestra estará sob a direção do renomado maestro Emílio de César. O concerto contará também com a participação de três jovens solistas goianos: a pianista mirim Victoria Catherine Rodrigues Villas Boas, o violoncelista Moisés Ferreira dos Santos e o clarinetista Washington Eduardo Martins Soares.
O evento é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico (Agepel), com o apoio do Programa Bolsa Orquestra e da Associação de Amigos da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.
Obras importantes do repertório sinfônico universal compõem o programa. A primeira parte abre com a Fanfarra para o Homem Comum, do compositor norte-americano Aaaron Copland. Em seguida será executado o Concerto em Dó Maior para piano e orquestra, do compositor austríaco Joseph Haydn; e Concertino para clarineta e orquestra, do compositor alemão Carl Maria Von Weber.
Na seqüência, o público poderá conferir Kol Nidrei para violoncelo e orquestra, do compositor alemão Max Brunch e o poema sinfônico Finlândia, do compositor finlandês Jean Sibelius.
Maestro
Conhecido do público goianiense, Emílio de César foi regente titular da antiga Orquestra Filarmônica de Goiás (cujo núcleo originou a atual Orquestra de Câmara Goyazes) e também da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Uma de suas características marcantes está na habilidade didática, sendo considerado bom orientador e disciplinador de orquestras, principalmente de jovens.
Natural do Rio de Janeiro, Emílio é formado em regência, composição e canto pela Universidade de Brasília (UnB), tendo realizado curso em nível de pós-graduação em Düsseldorf, Alemanha; e curso superior em Administração de Empresas pelo CEUB. De 1982 a 1985, foi o regente titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, hoje Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Também esteve à frente das Orquestras: Sinfônica de Minas Gerais, Filarmônica de Goiás, Sinfônica de Goiânia e Sinfônica de Brasília, com a quais regeu numerosas obras sinfônicas, sinfônicos-corais, cantatas cênicas, óperas e operetas.
Atualmente Emílio de César é regente titular do Coral Evangélico, da Associação Cultural e Educacional, e Coral de Brasília; e vice-presidente da Associação Brasileira de Regentes de Coros – ABRC. Tem atuado como regente convidado em várias orquestras e corais no Brasil e no exterior.
Solistas
Victoria Catherine Rodrigues Villas Boas é goiana. Tem apenas dez anos, mas já se destaca por seu talento e dedicação. Venceu diversos concursos nacionais de piano, com significativas premiações. Participou de Máster classes com renomados pianistas dentre eles: Annunziata Spenzieri (UFG), Rosangela Sebba (Mississipi State University - EUA), Caio Pagano (EUA), Maria Clodes Jaguaribe (Boston - EUA) e Luiz Medalha (UFG). Apresentou-se em vários recitais no Estado de Goiás. Atualmente é solista da Orquestra Filarmônica Aliança, sob a regência do Maestro Wagner Ungareli.
Moises Ferreira dos Santos tem 16 anos, e é natural de Anápolis. Em 2004 ingressou na Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual atuou como solista, além de atuar em concertos da Orquestra Sinfônica de Goiânia e Orquestra de Câmara Goyazes. Participou de diversos concursos, e em maio de 2008, foi contemplado com o Diploma de Destaque Cultural do Ano, pelo Conselho Estadual de Cultura de Goiás. Atualmente é integrante da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e aluno do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França.
Washington Eduardo tem 30 anos e nasceu em Brasília. Em Goiânia estudou no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França – Escola de Arte Veiga Valle. Diplomou-se em Clarinete em 2008, com o título de Bacharel em Música - Habilitação em Clarinete, pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Participou de vários cursos e master classes com renomados clarinetistas. É integrante da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, desde 2001, e da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, desde 2002. Atualmente está cursando Licenciatura em clarinete pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.
Orquestra
Desde o início de suas atividades em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás tem oferecido de forma sistemática o aprendizado da música sinfônica e das habilidades específicas da profissão de músico orquestral. Composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola de Arte Veiga Valle, é dividida nos grupos A, B e C, totalizando 170 membros. Sob a direção do maestro Eliseu Ferreira, a Orquestra tem realizado vários concertos em Goiânia e interior de Goiás, além de Brasília e outras cidades. A corporação vem se consolidando como um grupo atuante. Em seus espetáculos tem se associado a artistas de renome nacional e internacional, com uma programação de concertos variados. O grupo recebe o apoio do Programa Bolsa Orquestra, criado no em 2005, pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação.
Serviço:
Evento: Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás
Data: Quarta-feira, 22 de abril
Horário: 20 horas
Local: Teatro Goiânia
Ingresso: Entrada Franca