Pranchetas digitais tornam aulas mais dinâmicas na UFG

Pranchetas digitais tornam aulas mais dinâmicas na UFG (O Popular, 27/04/09)

Os tablet PCs são utilizados por estudantes e
professores em disciplina de três cursos. Sucesso
pode expandir uso da ferramenta de ensino

Marília Costa e Silva

Vinte tablet PCs, computadores pessoais com o formato de laptop ou prancheta, acessados por meio do toque de uma caneta especial, são as novas ferramentas de ensino adotadas pelo Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Os equipamentos estão sendo utilizados pelos alunos e professores durante as aulas da disciplina Introdução à Programação de Computadores dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Software – os dois últimos criados este ano pela universidade.

Os equipamentos foram financiados pela HP, por meio de programa do seu Departamento de Relação com as Universidades. Para ter direito ao financiamento, da ordem de US$ 55 mil, o Instituto de Informática concorreu com 20 outras universidades brasileiras e da América Latina.

Todas apresentaram projetos que se propunham, entre outras questões, ao ensino de uma disciplina específica, combinando o uso de tablet PC com metodologias de ensino universitário.

Somatória
Na UFG, o tablet PC se juntou à ferramenta pedagógica denominada Aprendizado Baseado em Problemas (PBL). O método agregado pela universidade nasceu em Medicina, curso no qual, em algumas disciplinas, os alunos não têm aulas tradicionais, mas se reúnem para solucionar um problema específico, estruturando o conhecimento já adquirido, visualizando as lacunas a serem preenchidas e dando ênfase à pesquisa.

Segundo um dos coordenadores do projeto, professor Fábio Moreira Costa, os primeiros testes com as novas ferramentas tiveram início em meados do ano passado e envolveram 140 alunos.

“E os resultados não podiam ser melhores”, afirma, acrescentando que os estudantes passaram a assimilar melhor o conteúdo dado. “Prova disso é que o índice de reprovação na matéria, que era de 30%, caiu para patamares que variam entre 10% e 5%”, diz.

O sucesso do tablet PC tem sido tão grande que o professor avisa que o Instituto de Informática planeja expandir o uso dele para outras disciplinas de todos os cursos disponibilizados pelo Instituto de Informática da UFG.

Vantagens
As vantagens do novo projeto, que hoje atende 260 alunos, são resultado, de acordo com o coordenador, da combinação de três “ingredientes” diferentes. O primeiro é o tablet PC como ferramenta de hardware que permite o uso de diversas aplicações de tinta digital.

“Com o uso de uma caneta especial, o aluno faz anotações sobre as aulas na tela do equipamento, que tem 1,21 polegadas. Esse material pode ser armazenado na memória da máquina para ser manipulado depois”, explica.

O projeto também envolve o uso do tablet PC combinado com o método PBL. “Isso favorece a construção do conhecimento de forma colaborativa e socializada entre os alunos, mas sem dispensar a ajuda do professor”, diz Costa.

Por último, o coordenador afirma que o projeto prevê o uso de ambientes de programação visual, como animação gráfica 2D e 3D e representação visual de programas, manipulados no tablet PC, para facilitar a compreensão dos conceitos de Algoritmos e Lógica de Programação por parte de alunos iniciantes nos três cursos ligados à área de informática.