Mãe e filha com suspeita de vírus deixam HDT
Mãe e filha com suspeita de vírus deixam HDT (Diário da Manhã, 30/04/09)
Mulher e menina com sintomas de gripe suína permanecem isoladas até resultado de exame
Mãe e filha suspeitas de contaminação pelo influenza A, o vírus da gripe suína, deixaram, por volta das 13 horas de ontem, o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia. Elas estavam internadas desde a tarde da última terça-feira (28), após apresentarem sintomas semelhantes aos causados pelo micro-organismo H1N1. As duas, uma mulher de 29 anos, a filha dela, de cinco anos, mesmo em casa, permanecem isoladas até o resultado do exame, que deverá ser divulgado até a próxima segunda-feira pelo laboratório paulista Adolfo Lutz.
A família é monitorada pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até o fechamente desta edição, às 21 horas, Goiás não aparecia ainda na lista do Ministério da Saúde (MS) que aponta o número de casos de gripe suína monitorados no Brasil. O diretor-geral do HDT, Boaventura Braz, comunicou os casos por telefone e escrito ao órgão federal na última terça-feira.
O ministro da Saúde (MS), José Gomes Temporão, confirmou ontem à tarde dois casos suspeitos de gripe suína no País, além de 36 indivíduos monitorados. Os pacientes são de São Paulo e Minas Gerais. Não há confirmação da doença em território nacional. A Assessoria de Imprensa do MS diz ao DM que é de competência das secretarias de Saúde de cada Estado informar sobre as situações suspeitas ao órgão. No Brasil, existem 10 Estados onde há pacientes com suspeita da gripe suína.
Informações
A procura por informações sobre a gripe suína nos Cais e hospitais de Goiânia ainda é pequena. Apenas uma pessoa foi ao Hospital de Doenças Tropicais (HDT) na manhã de ontem. Ele foi orientado sobre as formas de contágio e liberado. Esse paciente não teve contato nos últimos dez dias com ninguém proveniente de outros países. O paciente estava com medo porque apresentava diarréia e dores no corpo. A procura pela vacina que combate a gripe em idosos também é pequena.
O Hospital Materno-Infantil (HMI) não apresentou aumento nos atendimentos. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a unidade continua com número esperado para esta época do ano. Gerente de Ações Integradas da SES, Petronor de Carvalho Fonseca garante que a população pode ficar tranquila. “Ainda não temos casos confirmados no País e, em Goiás, os casos são apenas de monitoramento.”
A SES já solicitou a compra do medicamento Oseltamivir, que é coadjuvante do tratamento de diversos tipos de influenza. Apesar de já ter pedido o medicamento, ainda não existe previsão para a chegada em Goiás. Petronor explica que a prioridade do Ministério da Saúde (MS) são as cidades que recebem voos diretos de outros países. “Se o remédio não chegar e acreditarmos que ele é necessário aqui, mandamos um carro buscá-lo. O momento não é de preocupação com medicamento, mas de prevenção e atenção.”
O gerente de Ações Integradas reforça que a SES possui um plano contra uma possível pandemia do vírus influenza desde o ano 2000.
Goiás tem comitê de monitoramento
Goiás já dispõe de Comitê para Monitoramento da Gripe Suína. A criação do programa foi anunciada ontem de manhã pela gerente de Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais), Magna de Carvalho. Defesa Civil, Universidade Federal de Goiás (UFG), Hospital das Clínicas (HC), Secretaria Municipal de Saúde e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) participam do projeto.
Objetivos do comitê são ampliar e preparar rede de unidades de Saúde para dar suporte ao atendimento à população; redefinição dos fluxos no encaminhamento dos pacientes para outros hospitais; planejamento de cronograma para capacitação dos profissionais do setor e reabastecimento das unidades com insumos.
O MS distribuirá esta semana o antigripal Tamiflu para os Estados.
Cada unidade receberá entre 70 e 100 doses da medicação. Cada cartela de tem 10 comprimidos, o indicado para o tratamento nos primeiros dias. (Matheus Álvares)