UFG vai discutir mudanças
UFG vai discutir mudanças (O Popular, 13/05/09)
A Universidade Federal de Goiás (UFG) promove no dia 21 um seminário para discutir, com segmentos organizados da área da Educação, a proposta de implantação do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de ingresso na instituição.
“Nosso objetivo é apresentar e discutir a proposta do MEC com todos os envolvidos de forma mais direta com o processo seletivo da UFG”, destaca a pró-reitora de Graduação da Federal de Goiás, Sandramara Matias Chaves. O seminário vai ocorrer durante todo o dia, das 9 às 17 horas, no Centro e Cultura e Eventos Ricardo Bufáiçal, no Câmpus 2.
De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFG, está certo que a instituição não vai adotar, para o processo seletivo deste ano – a exemplo de outras 25 universidades federais do País –, o vestibular unificado proposto pelo MEC. Segundo ela, há, no entanto, indicativo no sentido de que a UFG adote algumas pequenas mudanças, como o aumento de 10% no índice de aproveitamento da nota do Enem na primeira fase do vestibular e a utilização dos pontos obtidos no exame pelo candidatos para a ocupação de vagas remanescentes. Também há, conforme a pró-reitora, a possibilidade de tornar obrigatória a utilização da nota do Enem na primeira etapa do processo seletivo. Hoje, o aproveitamento ou não da nota do Enem – dentro de um porcentual de 20% – é uma opção do próprio vestibulando. “Tudo é apenas indicativo”, disse.