19 universidades já aderiram ao Enem

19 universidades já aderiram ao Enem (Hoje Notícia, 21/05/09)

Ao menos 19 universidades federais, de 55, irão substituir o vestibular pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda neste ano para todas as suas vagas ou parte delas, como é o caso da Universidade Federal de Goiás (UFG). A decisão não impede que sejam reservadas vagas para ações afirmativas ou mesmo que parte dos alunos continue sendo selecionada pelo vestibular tradicional.

É o caso, por exemplo, da Unifesp. Dos 26 cursos oferecidos, 19 selecionarão unicamente pelo Enem. Para o restante, haverá uma segunda fase. Ontem terminou o prazo para a adesão ao sistema unificado de seleção proposto pelo Ministério da Educação. Como ainda há 15 instituições que não decidiram se e como irão utilizar o exame, os números ainda podem mudar.

Caso elas resolvam fazer do Enem o seu vestibular, o MEC irá avaliar a viabilidade de fazer isso ainda neste ano. Entre elas, estão a maior federal do País – a do Pará – e a UFMG, terceira maior.

Há ainda cinco universidades que irão adotar o Enem apenas como primeira fase, realizando depois uma prova discursiva. É o caso da UFRJ, a segunda maior federal do País. Em outras sete, o exame corresponderá a um percentual da nota. Cinco já decidiram não utilizar o Enem neste ano. Nada impede uma universidade de mudar a forma de utilização do exame com o passar dos anos.

A partir de janeiro, quando as notas forem divulgadas, o candidato fará pela internet sua inscrição em até cinco cursos de até cinco instituições. O sistema irá disponibilizar a nota dos seus concorrentes. Dessa maneira, o candidato poderá mudar suas opções para outros cursos para os quais têm mais chance.

Além das 19 federais já existentes, outras quatro instituições cujo projeto de criação ainda tem de ser aprovado pelo Congresso já decidiram que usarão o Enem como única forma de seleção – a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), a Universidade da Integração Amazônica (Uniam), a Universidade Luso-Afro-Brasileira (Unilab) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS ).

Discussão
A UFG realiza hoje, no Câmpus II, o seminário “Processo Seletivo Unificado: o novo Enem”. O evento tem como objetivo promover o debate sobre a proposta oficial do MEC para um novo modelo de acesso à universidade. A instituição recebeu mais de 300 inscrições de pessoas interessadas em discutir o novo sistema seletivo proposto pelo governo federal. O evento contará com a participação de diretores, coordenadores e professores de escolas públicas e privadas de Ensino Médio, além de membros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG/GO), da Secretaria de Educação, do Conselho Estadual de Educação, de organizações sindicais ligadas à educação e representantes da Ubes e do DCE/UFG.

A abertura do evento será realizada às 8h30, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Bufáiçal, pelo Reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, e pela pró-reitora de Graduação Sandramara Matias Chaves, integrante do Comitê de Governança para a elaboração do novo Enem. A secretária de estado da Educação, Milca Severino Pereira, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Marcos Elias Moreira, entre outros segmentos ligados à educação no Estado, farão parte da mesa-redonda que se seguirá à abertura. (Folhapress, com Redação)