UFG divulga locais de prova
UFG divulga locais de prova (Diário da Manhã, 29/05/09)
1ª fase do vestibular acontece no domingo. São oferecidas 567 vagas
A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou, ontem, os locais de prova para a primeira fase do Processo Seletivo de meio de ano. Os endereços estão disponíveis na página www.vestibular.ufg.br. O acesso aos dados exige o número de CPF do candidato a vaga. Esta é a primeira vez que a UFG realiza vestibular semestral.
Ao todo, 15 cursos abriram inscrições para este vestibular, o que representa 567 vagas (todas para Goiânia), disputadas por 9,7 mil candidatos. A novidade é o curso de Ecologia e Análise Ambiental, recém-criado. Engenharia Civil foi a graduação mais concorrida (31,76 candidatos por vaga). Farmácia (27,34) e Nutrição (27,14) ficaram, nesta ordem, em segundo e terceiro lugares.
A Pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, explica que o processo seletivo semestral é voltado para cursos com duas entradas (quando metade dos candidatos aprovados se matricula no primeiro semestre e a outra no semestre seguinte). “Foi a forma que encontramos para que estes candidatos não esperem seis meses para iniciar o curso”, explica. A universidade deverá abrir vestibulares semestrais nos próximos anos.
provas
As provas serão aplicadas neste domingo, 31. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados, pontualmente, às 13 horas. A recomendação é que candidatos não se atrasem, sob risco de perderem a prova. É vetado o porte de celulares, relógios e outros equipamentos eletrônicos. Todos os prédios terão detectores de metais para evitar fraudes.
Os classificados na primeira etapa do vestibular realizarão a segunda fase nos dias 14 e 15 de junho. Os locais de provas serão divulgados, também pela internet, a partir de 10 de junho. O resultado final do vestibular está previsto para ser divulgado no dia 17 de julho.
Novos diretores de escolas estaduais serão eleitos hoje
As escolas da rede estadual de ensino vão eleger hoje seus novos diretores, vices-diretores e secretários gerais. A votação começa às 7h30 e termina às 21 horas, sem interrupção. Participam do processo professores efetivos em exercício; técnicos administrativos; pais, mães ou responsáveis de alunos, e estudantes maiores de 11 anos. Segundo a coordenadora de Desenvolvimento e Avaliação da Secretaria de Educação, Edivânia Braz Teixeira, cerca de 550 mil alunos devem comparecer às urnas.
Novo Enem terá 180 questões
O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá 180 questões de múltipla escolha, 20 a menos do que a proposta inicial do Ministério da Educação (MEC). A portaria da prova foi publicada ontem, no Diário Oficial da União, e estabelece que cada uma das quatro provas que compõem o exame terá 45 questões.
As provas se dividem em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A redação será do tipo dissertativo-argumentativo a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. O exame será aplicado nos dias 3 e 4 de outubro. As inscrições vão de 15 de junho a 17 de julho, pela internet.