Professores elogiam prova da segunda fase da UFG

Professores elogiam prova da segunda fase da UFG (O Popular, 15/06/09)

Candidatos responderam ontem a questões de Português, Literatura, Matemática, Física e Química. Abstenção do primeiro dia foi de 6,89%

Questões bem elaboradas e com conteúdo dentro do esperado. Esta é a avaliação de professores ouvidos pelo POPULAR sobre as provas discursivas realizadas ontem, na segunda fase do vestibular de meio de ano da Universidade Federal de Goiás (UFG).

No primeiro dia desta segunda etapa, os candidatos responderam a questões de língua portuguesa e literatura, comuns a todos os cursos, e matemática, física e química, conforme o grupo do curso escolhido. Para os professores de Língua Portuguesa Humberto Paixão e Carlos André, a prova referente à disciplina foi acessível aos vestibulandos. “Todos, bem preparados, devem ter conseguido resolvê-la com facilidade, a não ser pela questão número quatro, que poderá ter exigido um pouco mais”, avaliou.

No que diz respeito à literatura, Adriano Alves considera que houve homogeneidade, com a exploração de todas as obras indicadas. “A abordagem foi estrutural e temática, e avaliou o aluno que realmente leu e se preparou. A UFG conseguiu cobrar tanto a leitura quanto a análise crítica das obras”, argumenta.

“A prova de química teve pouco cálculo, com predominância de química orgânica, mais importante para a área de Biológicas”, afirma o professor Ivano Gomes. Apesar dessa ressalva, ele e os colegas Heitor, Jorge Tadeu e Serginho apontam as questões como bem abrangentes, com conteúdo bem cobrado e nível de dificuldade aceitável.

Na opinião dos professores Weden, Léo, Luiz Felipe, João Macedo, Ricardo Vilela e Renatão, foi de nível médio a prova de física. “Na primeira das três questões, que abordou a física térmica, talvez tenha faltado um pouco mais de clareza”, pondera Weden. “O enunciado deveria ter informado a temperatura inicial do gelo”, observa o professor.

JR., Ulisses, Jhonny, Daniel Kichese e Ademar, professores de matemática, avaliam, por sua vez, que a prova da UFG esteve dentro do proposto pela instituição, para a segunda fase, e foi bem elaborada. Eles elogiam a interdisciplinaridade, em relação à física, e, também, a apresentação de questões com análise de dados. “Para os dois grupos, a prova foi bem feita. Merece reconhecimento a utilização de textos jornalísticos nesta prova, aproximando a matemática par do dia a dia”, ressalta o professor JR..

Hoje, o segundo dia das provas discursivas do vestibular da Federal vem com redação, matemática e física (grupo 1); biologia e química (grupo 2); e geografia e história (grupos 3 e 4). A abstenção, nesta segunda etapa, foi considerada alta pelo Centro de Seleção da UFG: 6,89%.