[UFG] Mundo em papel e madeira (O Popular, 18/10/11)
Mundo em papel e madeira
O Grupo Maleiro é um dos responsáveis pela evolução do teatro de bonecos em Goiânia. Desde que Marcos Marrom retornou da Argentina, o ator-bonequeiro introduziu novas técnicas de manipulação, como a vara, assinalando que o gênero é mais do que o comumente identificado como o de fantoches.
Um exemplo da nova fase do teatro de bonecos praticado por aqui pode ver visto hoje, às 19 horas, na Casa das Artes, onde será apresentado O Boneco de Cor , uma criação do Grupo Maleiro, que tem Marcos Marrom à frente, ou melhor, atrás, na manipulação dos bonecos.
O espetáculo, atração do 10º Goiânia em Cena, já foi apresentado por aqui. "Esse tipo de trabalho em Goiás cresce consideravelmente", explica Rafael Ribeiro Blat, produtor da companhia e também diretor de teatro.
Primeira turma
Rafael acredita que o retorno de Marcos Marrom a Goiás, após a passagem pela Universidade de San Martin, na Argentina, consolidou o processo que estava em curso. "Ele foi deflagrado pela primeira turma de Artes Cênicas da UFG", diz o produtor. O próprio Rafael foi um dos alunos que integrou o elenco da turma lançada em 2001, assim como Isabel Nascente, autora do espetáculo Envelopes , considerado por ele um divisor de águas no teatro de bonecos em Goiás.
O espetáculo de Marcos Marrom apresenta uma série de personagens. Os bonecos são construídos em papel e madeira. " O Boneco de Cor não é apenas uma história, mas um mundo com várias histórias." O mundo de histórias se apoia no cotidiano, ressaltando o dia a dia de uma cidade.
Espetáculo
: O Boneco de Cor, com o Grupo Maleiro
Horário
: 19 horas
Local
: Casa das Artes - Av. Anhanguera, esquina com Rua R-1, nº 7.050, Setor Oeste (em frente ao Teatro Inacabado) / Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Mais informações
: 3524-2421