Morte de Girafa é mistério

Morte de Girafa é mistério (Hoje Notícia, 28/06/09)

A girafa macho Tico, que estava no Zoológico de Goiânia desde o final do ano passado, morreu no final da tarde da última sexta-feira, de acordo com informações do diretor da unidade, Raphael Cupertino. A causa da morte do animal ainda não foi esclarecida. “A necropsia está sendo feita no Hospital Veterinário da UFG, e o laudo informando o motivo deve ficar pronto em 10 ou 15 dias”, disse. Tico era um dos animais que foram apreendidos no Le Cirque no ano passado, depois de denúncias de que lá ele estaria sendo maltratado. Depois da apreensão, Tico e Kim, outra girafa macho, que era do mesmo circo, ficaram por alguns meses no Zoológico de Brasília, e então foram transferidos para Goiânia.

Cupertino disse que ficou surpreso com a morte de Tico, que tinha 17 anos. “Considerando que uma girafa vive, em média, 30 anos, podemos dizer que Tico era um animal jovem. Ele teve problemas de timpanismo em Brasília, mas ainda não podemos afirmar se morreu de timpanismo. Só neste ano, segundo o diretor do Zoológico, mais de 15 animais morreram na unidade, entre eles um leão, dois hipopótomos e um tamanduá. “Os outros que morreram, considerei como parte do ciclo da vida, eram animais em idade avançada ou que tinham alguma doença. Mas a morte da girafa me surpreendeu. Os tratadores me contaram que Tico se alimentou normalmente na quinta-feira. Na sexta, teve diarréia e recusou alimento. Os veterinários colheram amostras para exames, foi feita medicação para timpanismo. Por volta das 18h30, depois de ter ficado muito tempo parado, ele levantou-se cambaleando, bateu a cabeça na cerca e caiu desacordado. Depois disso, os veterinários atestaram que estava morto”, explicou Raphael Cupertino.

Timpanismo, conforme esclareceu Cupertino, é uma doença que causa acúmulo de gases no estômago do animal, impedindo a ruminação, que ajuda na digestão. Com a digestão comprometida, o bicho adoece.