Baixo incentivo para jovens seguirem carreira

Jornal "O hoje" de 27/02/2011

Para a superintendente de programas educacionais especiais da Secretaria Estadual de Educação, Ed­vâ­nia Ro­dri­gues, fal­tam for­mas al­ter­na­ti­vas de ca­pa­ci­ta­ção cons­tan­te dos pro­fis­si­o­nais, e a ques­tão é na­ci­o­nal. “Exis­te a Pla­ta­for­ma Frei­re – am­bi­en­te vir­tu­al que pos­si­bi­li­ta a ins­cri­ção dos pro­fes­so­res nos cur­sos do Pla­no Na­ci­o­nal de For­ma­ção de Pro­fes­so­res da Edu­ca­ção Bá­si­ca –, que abre va­gas em cur­sos nas uni­ver­si­da­des. Mas fal­tam ins­cri­ções pa­ra fe­char tur­mas.”

 

As li­cen­cia­tu­ras pa­ra ca­pa­ci­tar os pro­fes­so­res que es­tão em sa­la de au­la exis­tem tan­to na for­ma pre­sen­cial co­mo tam­bém em cur­sos a dis­tân­cia. “A mai­o­ria dos 84% dos pro­fes­so­res for­ma­dos são fru­tos de es­for­ço do go­ver­no, de pro­gra­mas e par­ce­rias com as uni­ver­si­da­des, ins­ti­tu­tos fe­de­ra­is”, ex­pli­ca a su­pe­rin­ten­den­te. 

 

“Fal­ta mo­ti­vá-los a pro­cu­rar a for­ma­ção”, opi­na Ed­vâ­nia so­bre os pro­fis­si­o­nais que ain­da não pos­su­em for­ma­ção ade­qua­da. Ela tam­bém acre­di­ta que a fal­ta de pro­fes­so­res pa­ra de­ter­mi­na­das áre­as do co­nhe­ci­men­to é re­sul­ta­do do bai­xo in­cen­ti­vo pa­ra os jo­vens se­gui­rem a pro­fis­são. “A fi­gu­ra do pro­fes­sor tem dei­xa­do de ter im­por­tân­cia.”

 

Com 12 anos de sa­la de au­la, o pro­fes­sor de bi­o­lo­gia Os­val­do Ro­cha, de 32 anos, é for­ma­do, com li­cen­cia­tu­ra, e tam­bém pos­sui pós-gra­du­a­ção. Ele faz par­te dos 14,9 mil pro­fes­so­res da re­de es­ta­du­al que pos­su­em es­sa for­ma­ção. “Eu acre­di­to nes­sa pro­fis­são e pro­cu­rei in­ves­tir. Com a pós-gra­du­a­ção au­men­tou o meu sa­lá­rio e pas­sei a dar me­nos au­las, o que pos­si­bi­li­tou me­lho­rá-las.”

 

LI­CEN­CIA­TU­RA

Co­or­de­na­dor dos cur­sos de li­cen­cia­tu­ra da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás (UFG), Fran­cis­co Lu­iz de Mar­chi aler­ta que di­mi­nu­iu a pro­cu­ra por cur­sos de li­cen­cia­tu­ra – prin­ci­pal­men­te nas áre­as de ge­o­gra­fia, his­tó­ria, ar­tes em ge­ral e edu­ca­ção fí­si­ca – de­vi­do à des­va­lo­ri­za­ção da car­rei­ra. So­men­te no úl­ti­mo edi­tal do Pro­ces­so Se­le­ti­vo 2011-1 pa­ra pre­en­chi­men­to de va­gas dis­po­ní­veis nos cur­sos de gra­du­a­ção da UFG, 903 eram de li­cen­cia­tu­ra.

 

“Os pro­fes­so­res en­con­tram múl­ti­plos pro­ble­mas, que têm acar­re­ta­do uma car­ga de­su­ma­na ao pro­fis­si­o­nal, com um sa­lá­rio de­su­ma­no e com um pla­no de car­reira igual.” Pa­ra Fran­cis­co Lu­iz, is­so ge­ra um apa­gão, on­de exis­te bai­xa pro­cu­ra e uma al­ta de­man­da por pro­fes­so­res. 

 

“O re­sul­ta­do do apa­gão são pro­fes­so­res de ma­te­má­ti­ca, ge­o­gra­fia, que vão dar au­la e pre­ci­sam de car­ga ho­rá­ria e aca­bam as­su­min­do ou­tras dis­ci­pli­nas. Dá au­la da­qui­lo que não sa­be por que tem de do­brar a car­ga pa­ra ga­nhar mais”, ex­pli­ca Lu­iz. 

 

Além dos pro­fes­so­res que não pos­su­em for­ma­ção su­pe­ri­or, ou­tro pon­to que pre­o­cu­pa es­pe­cia­lis­tas ou­vi­dos pe­lo O HO­JE é o ca­so de pro­fis­si­o­nais sem li­cen­cia­tu­ra nas sa­las de au­la. “Odon­tó­lo­go tem no­ções de bi­o­lo­gia, mas não tem a di­dá­ti­ca. Tem de me­dir o co­nhe­ci­men­to pa­ra que o alu­no apre­en­da e sai­ba uti­li­zar na vi­da”, diz o coordenador da UFG.

 

Pa­ra Lu­iz, fa­zer aná­li­se crí­ti­ca, con­tex­tu­a­li­zar, trans­mi­tir, en­si­nar e res­sig­ni­fi­car o co­nhe­ci­men­to é o pa­pel do pro­fes­sor, e a li­cen­cia­tu­ra per­mi­te a re­a­li­za­ção des­se tra­ba­lho. “Não é so­men­te trans­mi­tir o co­nhe­ci­men­to, pa­ra is­so exis­te a TV, a in­ter­net e os ou­tros mei­os de co­mu­ni­ca­ção.”

 

Com du­as gra­du­a­ções, uma em Pe­da­go­gia e ou­tra em Ma­te­má­ti­ca, es­pe­cia­li­za­ção e pós-gra­du­a­ção, Cel­ma Apa­re­ci­da Mar­çal, de 55 anos, acre­di­ta que a di­fe­ren­ça en­tre um pro­fis­si­o­nal com li­cen­cia­tu­ra e ou­tro sem é o pre­pa­ro pa­ra o tra­ba­lho es­pe­cí­fi­co na sa­la de au­la. 

 

“A li­cen­cia­tu­ra te ca­pa­ci­ta. É es­sen­cial, tan­to que o go­ver­no tem a pre­o­cu­pa­ção com es­sa for­ma­ção”, afir­ma a pro­fes­so­ra. No Co­lé­gio Es­ta­du­al San­ta Ber­na­de­te, on­de Cel­ma Mar­çal mi­nis­tra au­las pa­ra a tur­ma do 4º ano do en­si­no fun­da­men­tal, to­dos os pro­fes­so­res pos­su­em li­cen­cia­tu­ra.