[Educação] Aluno fará prova do Enem na cidade onde mora (Estadão, 01/10/2009)
Aluno fará prova do Enem na cidade onde mora
Ele será a prioridade do Inep nas solicitações de troca de local de prova para o exame, desde que façam a solicitação até as 12 horas de quinta-feira
Elida Oliveira - Especial para O Estado de S. Paulo – 01/10/2009
SÃO PAULO - Estudantes que foram colocados em cidades diferentes das que moram para fazer a prova do Enem são a prioridade do Inep na troca dos locais para a realização do exame - desde que tenham solicitado a alteração.
Os que estão na mesma cidade mas farão provas a 50km de casa vêm
"[Alterações de] municípios, eu acho que a gente resolve todos. Estamos olhando a dificuldade de acesso. Tem gente pedindo para 10 km, mas esses a gente não dará prioridade."
De acordo com o Inep, 1.200 pedidos já foram atendidos, em 2 mil solicitados. O erro aconteceu no sistema de locação dos inscritos e por engano no preenchimento da ficha de inscrição.
Capital
De acordo com Reynaldo Fernandes, a empresa responsável pela logística da prova sentiu dificuldade na cidade de São Paulo, porque as escolas estavam com calendário comprometido aos sábados pela reposição de aulas. "Conversamos com a Secretaria de Educação para tentar ajudar", falou. Reynaldo disse que a dificuldade se deve também às características da cidade. "São Paulo usa muitas universidades, e elas têm aula aos sábados. No ano passado, com o Enem acontecendo só no domingo, a logística foi mais simples. Para o ano que vem teremos que ver alguma forma de driblar essa dificuldade."
Em nota, a Secretaria de Educação de São Paulo informou que fez todos os esforços para apoiar a realização do Enem. "O secretário Paulo Renato Souza determinou que a reposição de aulas necessária por causa da gripe suína não seja realizada no próximo sábado, dia 3, nas 1.300 escolas estaduais escolhidas pelo MEC para a realização do Enem, justamente para que o exame tenha as melhores condições de realização."