[Educação] Goiás terá 133 mil na prova do Enem (O Popular, 01-10-2009)

Goiás terá 133 mil na prova do Enem

No estado, serão 238 locais de provas em mais de 60 municípios. Exames serão aplicados no sábado e domingo, sempre à tarde

O Popular, 01/10/2009

Carla de Oliveira

Um total de 132.871 estudantes goianos fará as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo fim de semana. Os exames serão aplicados no sábado e domingo em mais de 60 municípios do Estado e 238 locais. Só em Goiânia, são 40 locais de testes. Farão as provas do Enem alunos concluintes do ensino médio ou que concluíram o esse nível em anos anteriores. Uma das novidades do exame é que pessoas que desejam alcançar a certificação no ensino médio poderão fazer as provas com essa finalidade, desde que maiores de 18 anos na data da prova. A participação é voluntária.

O resultado do Enem também está sendo adotado, parcial ou integralmente, como forma de acesso a várias instituições federais de ensino superior em todo o País. Como nem todos os candidatos receberam o cartão de confirmação de inscrição, boa parte em função da greve dos Correios – que contribuiu para o atraso – o estudante poderá ter acesso ao local de provas, desde que se dirija ao local escolhido no ato da inscrição, portando documento de identificação com foto.

O cartão de confirmação contém o número de inscrição, senha de acesso aos resultados individuais e folha de leitura óptica para responder o questionário socioeconômico, bem como o local dos testes. Para saber onde fará o exame, o candidato pode acessar a internet (http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemLocalProva/) ou ligar para o Fala Brasil, no 0800 616161. Quem cadastrou celulares no ato da inscrição deve receber uma mensagem SMS com a informação. Nos dias de provas, os portões de acesso aos locais dos testes serão abertos às 12 horas e fechados às 12h55. A recomendação é para que os candidatos compareçam ao local indicado com uma hora de antecedência para evitar atropelos e problemas de última hora. No sábado, as provas serão iniciadas às 13 horas e vão até as 17h30. Nesse dia, será aplicada a prova 1, que inclui o conteúdo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No domingo, a prova 2 – contendo questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, e Matemática e suas Tecnologias – será aplicada das 13 às 18h30. Quem desejar levar o cadernode provas para casa só poderá fazê-lo quatro horas após iniciado o exame. A saída da sala será permitida a partir de duas horas após o início, mas sem o caderno de questões.

Cada prova objetiva constará de 45 itens de múltipla escolha, distribuídos em blocos de diferentes níveis de dificuldade. A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Para fazer a prova, o candidato deve apresentar original ou cópia autenticada de documento de identificação, cartão de confirmação de inscrição e folha de respostas do questionário socioeconômico, caso tenha recebido, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia. O gabarito das provas será divulgado às 19 horas do domingo. Em todo o País, 4.576.126 candidatos farão as provas do Enem.