Enem debaixo de chuva

Enem debaixo de chuva


Nos locais de prova, houve muita correria de candidatos e tumulto no trânsito


Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 tiveram que correr para chegar ao local onde eram aplicadas as provas do primeiro dia por causa da chuva. Em Goiânia, foram definidos 47 locais para a avaliação. Em todos eles, o que se percebia era muita correria de jovens com os comprovantes de inscrição na mão e tumultuo grande de veículos nas redondezas.
Entre os locais para fazer as provas, há muita reclamação de jovens sobre o horário de fechamento dos portões, entre elas estão as Faculdades, Fasam, Cambury, Alfa o Colégio Claretiano, a UFG, a PUC-GO, o CPMG Hugo de Carvalho Ramos, o Prevest Sul e outros e a Universidade Salgado de Oliveira (Universo).
Na Universo, cerca de 100 jovens, que pela chuva, trânsito, entre outros motivos, não conseguiram chegar no horário determinado pelo Ministério da Educação (Mec), fizeram manifestação, mas sem resultados. Larissa Ribeiro, 19, disse que não conseguiu outra maneira para ir à universidade a não ser o transporte coletivo. “Quando cheguei na avenida da instituição houve congestionamento. Tive que descer e vir andando, mas não deu tempo”, lamenta.
O mesmo aconteceu com Ricardo Rodrigues, 17. Ele é estudante do ensino médio e conta que os pais viajaram e ele ficou só em casa. Com a chuva, o frio e o calor dos cobertores, o jovem admite que dormiu demais, não escutou o despertador e perdeu a hora. “Passou do meio-dia e eu ainda estava na cama. Me levantei, escovei os dentes e corri pra cá. Até que é perto, mas quando cheguei os portões já estavam trancados.”
De acordo com informações do MEC, dos candidatos inscritos em Goiás, o maior número tem entre 16 e 17 anos. Foram 44.054 estudantes nessa faixa etária que se inscreveram. Para aqueles que conseguiram entrar e fazer a prova de ontem, o Mec adianta que hoje (a partir das 13h de Brasília, quando os portões são fechados e ninguém mais entra) os candidatos responderão a questões de matemática e língua portuguesa, além da redação, no prazo máximo de 5h30.
É recomendado que o candidato chegue aos locais de prova pelo menos até o meio-dia, levando documento de identificação com foto e caneta esferográfica transparente de tinta preta. Celulares e carteiras, entre outros pertences, terão que ser colocados em um porta-objetos, que será mantido lacrado até o término da prova.