1071 Netbooks são entregues a alunos

 

1.071 Netbooks são entregues a alunos

Wanessa Rodrigues

O es­tu­dan­te Ori­nel­son Dou­glas Men­des Bar­bo­sa, de 14 anos, tem pou­ca ex­pe­ri­ên­cia com in­for­má­ti­ca, mas a par­tir de ago­ra ele po­de­rá usar o com­pu­ta­dor e a in­ter­net co­mo mais uma fer­ra­men­ta de es­tu­do. Ele, que es­tá no 7º ano do En­si­no Fun­da­men­tal, é um dos 600 alu­nos do Co­lé­gio Es­ta­du­al Pro­fes­so­ra Van­dy de Cas­tro, em Go­i­â­nia, que re­ce­beu on­tem 740 net­bo­oks por meio do “Pro­gra­ma Um Com­pu­ta­dor por Alu­no (Prou­ca)”, do go­ver­no fe­de­ral e que co­me­ça a ser im­plan­ta­do em Go­i­ás em par­ce­ria com o go­ver­no do Es­ta­do. 

 

No to­tal, fo­ram en­tre­gues on­tem pe­lo go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo e pe­lo se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Edu­ca­ção, Thi­a­go Pei­xo­to, 1.071 com­pu­ta­do­res. Além da es­co­la lo­ca­li­za­da na ca­pi­tal, es­tu­dan­tes e pro­fes­so­res do Co­lé­gio Es­ta­du­al Pro­fes­sor Mar­ci­lon Dor­ne­les, de Trin­da­de, re­ce­be­ram 331 equi­pa­men­tos. A ex­pec­ta­ti­va é a de que ou­tras três es­co­las co­me­cem a ser equi­pa­das com os com­pu­ta­do­res após o fe­ri­a­do de Car­na­val, sen­do en­tre­gues apro­xi­ma­da­men­te 2,5 mil má­qui­nas (a prin­cí­pio, pa­ra uso ape­nas em sa­la de au­la).

 

Thi­a­go es­cla­re­ce que a me­ta é que to­das as uni­da­des pú­bli­cas de en­si­no, que com­pre­en­dem apro­xi­ma­da­men­te 600 mil alu­nos, re­ce­bam os net­bo­oks em um pe­rí­o­do de qua­tro anos. Se­gun­do ele, mais do que a en­tre­gar equi­pa­men­tos, a ini­ci­a­ti­va abre uma ja­ne­la de opor­tu­ni­da­des e de co­nhe­ci­men­to. “Não é ape­nas um ob­je­to, é uma fer­ra­men­ta de aces­so à in­for­ma­ção, co­nhe­ci­men­to e edu­ca­ção de qua­li­da­de.”

 

O go­ver­na­dor sa­li­en­ta que os net­bo­oks vão ser­vir jus­ta­men­te co­mo au­xí­lio pa­ra se che­gar a uma edu­ca­ção de mais qua­li­da­de no Es­ta­do e pa­ra a in­clu­são di­gi­tal des­ses alu­nos, prin­ci­pal me­ta do pro­gra­ma. Ele ob­ser­va que es­te “é um so­nho que se tor­na re­a­li­da­de” e que sig­ni­fi­ca uma re­vo­lu­ção na edu­ca­ção, além de uma mu­dan­ça de cul­tu­ra. “Só te­mos uma he­ran­ça que nin­guém ti­ra, que é o en­si­no.”

 

DE­SA­FIO

O prin­ci­pal de­sa­fio ago­ra, con­for­me diz Mar­co­ni, é ca­pa­ci­ta­ção dos pro­fis­si­o­nais da Edu­ca­ção pa­ra que os equi­pa­men­tos se­jam uti­li­za­dos de ma­nei­ra pe­da­gó­gi­ca. Pa­ra is­so, os pro­fes­so­res das uni­da­des que re­ce­be­ram os com­pu­ta­do­res já pas­sam por cur­so de ca­pa­ci­ta­ção, mi­nis­tra­do pe­la Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás (UFG) e Nú­cleo de Tec­no­lo­gia Edu­ca­cio­nal (NTE).

 

A exem­plo do go­ver­na­dor, Ne­i­di­mar Le­les Vi­ei­ra, di­re­to­ra do Co­lé­gio Es­ta­du­al Vandy de Cas­tro, sa­li­en­ta que a ca­pa­ci­ta­ção é fun­da­men­tal. Ele ex­pli­ca que a pos­si­bi­li­da­de de na­ve­gar na in­ter­net du­ran­te as au­las de­ve ser ape­nas com o in­tui­to de apren­der. “Já es­ta­mos tra­ba­lhan­do com os pro­fes­so­res que o fo­co é pe­da­gó­gi­co. Com os com­pu­ta­do­res, es­ta­mos ad­qui­rin­do mais qua­li­da­de de en­si­no e dan­do opor­tu­ni­da­de pa­ra os alu­nos te­rem aces­so às no­vas tec­no­lo­gi­as.”

Is­so é o que es­pe­ra o alu­no Ori­nel­son. “Eu só sei li­gar e des­li­gar um com­pu­ta­dor, mas, ago­ra, vou apren­der tu­do e con­se­guir uma con­di­ção de vi­da me­lhor.”

 

CUS­TO

Não fo­ram di­vul­ga­dos os cus­tos com a im­plan­ta­ção dos equi­pa­men­tos nas uni­da­des de en­si­no. Thi­a­go in­for­mou ape­nas que os net­bo­oks fo­ram ad­qui­ri­dos com ver­ba do go­ver­no fe­de­ral e que o Es­ta­do é res­pon­sá­vel pe­la ins­ta­la­ção e es­tru­tu­ra pa­ra uti­li­za­ção dos com­pu­ta­do­res, co­mo re­de wi­rel­les (pa­ra aces­so à in­ter­net), já dis­po­ní­vel na­que­las es­co­las.

 

Os net­bo­oks são do con­sór­cio CCE/Dig­bras/Me­tasys, com pro­ces­sa­dor In­tel Atom 1.6 GHz, me­mó­ria de RAM de 512 MB e flash disk de 4 GB. A te­la de LCD é de se­te po­le­ga­das e o te­cla­do, à pro­va d'agua, tem te­cla de ata­lho. Eles vêm com sis­te­ma ope­ra­ci­o­nal Li­nux e com jo­gos pe­da­gó­gi­cos.