1071 Netbooks são entregues a alunos
1.071 Netbooks são entregues a alunos
Wanessa Rodrigues
O estudante Orinelson Douglas Mendes Barbosa, de 14 anos, tem pouca experiência com informática, mas a partir de agora ele poderá usar o computador e a internet como mais uma ferramenta de estudo. Ele, que está no 7º ano do Ensino Fundamental, é um dos 600 alunos do Colégio Estadual Professora Vandy de Castro, em Goiânia, que recebeu ontem 740 netbooks por meio do “Programa Um Computador por Aluno (Prouca)”, do governo federal e que começa a ser implantado em Goiás em parceria com o governo do Estado.
No total, foram entregues ontem pelo governador Marconi Perillo e pelo secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto, 1.071 computadores. Além da escola localizada na capital, estudantes e professores do Colégio Estadual Professor Marcilon Dorneles, de Trindade, receberam 331 equipamentos. A expectativa é a de que outras três escolas comecem a ser equipadas com os computadores após o feriado de Carnaval, sendo entregues aproximadamente 2,5 mil máquinas (a princípio, para uso apenas em sala de aula).
Thiago esclarece que a meta é que todas as unidades públicas de ensino, que compreendem aproximadamente 600 mil alunos, recebam os netbooks em um período de quatro anos. Segundo ele, mais do que a entregar equipamentos, a iniciativa abre uma janela de oportunidades e de conhecimento. “Não é apenas um objeto, é uma ferramenta de acesso à informação, conhecimento e educação de qualidade.”
O governador salienta que os netbooks vão servir justamente como auxílio para se chegar a uma educação de mais qualidade no Estado e para a inclusão digital desses alunos, principal meta do programa. Ele observa que este “é um sonho que se torna realidade” e que significa uma revolução na educação, além de uma mudança de cultura. “Só temos uma herança que ninguém tira, que é o ensino.”
DESAFIO
O principal desafio agora, conforme diz Marconi, é capacitação dos profissionais da Educação para que os equipamentos sejam utilizados de maneira pedagógica. Para isso, os professores das unidades que receberam os computadores já passam por curso de capacitação, ministrado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE).
A exemplo do governador, Neidimar Leles Vieira, diretora do Colégio Estadual Vandy de Castro, salienta que a capacitação é fundamental. Ele explica que a possibilidade de navegar na internet durante as aulas deve ser apenas com o intuito de aprender. “Já estamos trabalhando com os professores que o foco é pedagógico. Com os computadores, estamos adquirindo mais qualidade de ensino e dando oportunidade para os alunos terem acesso às novas tecnologias.”
Isso é o que espera o aluno Orinelson. “Eu só sei ligar e desligar um computador, mas, agora, vou aprender tudo e conseguir uma condição de vida melhor.”
CUSTO
Não foram divulgados os custos com a implantação dos equipamentos nas unidades de ensino. Thiago informou apenas que os netbooks foram adquiridos com verba do governo federal e que o Estado é responsável pela instalação e estrutura para utilização dos computadores, como rede wirelles (para acesso à internet), já disponível naquelas escolas.
Os netbooks são do consórcio CCE/Digbras/Metasys, com processador Intel Atom 1.6 GHz, memória de RAM de 512 MB e flash disk de 4 GB. A tela de LCD é de sete polegadas e o teclado, à prova d'agua, tem tecla de atalho. Eles vêm com sistema operacional Linux e com jogos pedagógicos.