Vestibulando:Biomédico
Para quem tem interesse na área da saúde, mas não vê como opções cursos como Medicina, Enfermagem, entre outros, uma alternativa é Biomedicina. A função básica do biomédico é pesquisar as causas das doenças humanas e a maneira de combatê-las e tratá-las. Seja em indústrias, na prática de análises clínicas, em laboratórios ou análises ambientais ou em pesquisas relacionadas às diferentes áreas do conhecimento. Há, atualmente, 33 diferentes áreas autorizadas para a atuação desse profissional.
Contudo, em Goiás, o mais comum é que as faculdades direcionem seu foco para a área de análises clínicas, que também abrange os profissionais da Farmácia e da Bioquímica. O que não é bom para o mercado de trabalho, onde muitas vezes há técnicos realizando as funções de biomédicos.
Contudo, áreas mais específicas já começam a demandar esse profissional. A análise forense, na função de perito criminal, é uma delas. Assim como o trabalho de reprodução assistida e de indústrias alimentícias. Mas para atuar nesses ramos é preciso cursar uma especialização e ter o registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM), que só pode ser adquirido após a conclusão do curso superior específico de Biomedicina.
Enem e Enade
A partir de 2011, os estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não terão mais que fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O Enade tem o objetivo de medir a qualidade do ensino comparando o desempenho dos alunos que estão entrando com o dos que estão se formando. Até o ano passado, os alunos faziam a prova do Enade ao final do primeiro ano da graduação e a repetiam ao final do curso.
Fies sem fiador
Na última semana, o Senado Federal aprovou uma medida provisória (MP) relacionada à criação de um fundo garantidor para as operações dos Financiamentos Estudantis de Ensino Superior (Fies). Este fundo possibilitará que os estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio não precisem mais de avalista, ou seja, de um fiador como garantia da quitação da dívida, para conseguir o financiamento. Este ponto da medida já foi aprovado sem alterações. O fundo conta com a adesão voluntária das instituições de ensino superior, o que ainda acontece de forma lenta.
Revisão obrigatória
Depois dos diversos problemas ocorridos com as provas do Enem, o Ministério da Educação (MEC) analisa, agora, a possibilidade de editar uma norma tornando obrigatório que todas as universidades federais concedam direito de vista e revisão de provas em seus vestibulares, o que valeria também para os próximos Enem's. O último edital do Enem proibia qualquer pedido de vista das provas e da redação, mas muitos insatisfeitos com as correções procuraram a justição para conquistar esse direito. A consultoria jurídica do MEC está com a proposta em estudo.
Onde estudar
UFG
n A Universidade Federal de Goiás oferece o curso de graduação em Biomedicina no Campus Samambaia, em Goiânia, e no Campus de Jataí. O curso é integral e tem duração de quatro anos. Mais informações: (62) 3521-1115, em Goiânia; (64) 3632-2130, em Jataí; ou no site www.ufg.br.
PUC-GO
n O curso de Biomedicina é oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás em turno integral, com foco na formação do biomédico analista clínico. A duração é de quatro anos e meio. O valor da mensalidade é de cerca de R$800. Informações no site www.ucg.br/cbb ou pelo telefone (62) 3946-1194.
Padrão
n A Faculdade Padrão oferece 120 vagas, semestralmente, para o curso de Biomedicina, que tem quatro anos de duração. Outras informações no www.faculdadepadrao.com.br ou pelo telefone (62) 3258-6000.
Anhanguera
n Em Anápolis, a Faculdade Anhanguera também oferece o curso de Biomedicina, com duração de quatro anos. O bacharelado é oferecido no turno noturno. Para saber mais acesse www.unianhanguera.edu.br ou ligue (62) 3098-3838.
n A Universidade Paulista (Unip) também possui o curso de Biomedicina em Goiânia. Assim como as faculdades Alfredo Nasser, em Aparecida de Goiânia; de Ciências e Educação Sena Aires (Facesa), em Valparaíso; Faculdade União de Goyazes, em Trindade; e Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Unidesc), em Luziânia.