UFG faz prova para raciocinar

Professores e candidatos aos vestibular da instituição elogiam  provas do primeiro dia. hoje tem redação para todos os vestibulandos

Patrícia Drummond

Matemática para os grupos 2, 3 e 4; química para o grupo 1; física para o grupo 2; português e literatura para todo mundo. Com essa distribuição de conteúdos, os candidatos ao vestibular 2011-1 da Universidade Federal de Goiás (UFG) tiveram, ontem, o primeiro dia de provas discursivas da segunda fase. A avaliação, entre vestibulandos e professores do ensino médio - dos Colégios MilleniumClasse, Protágoras, Dinâmico, Prevest, Olimpo, WR e Delta Anápolis - ouvidos pelo POPULAR, foi praticamente a mesma: abordagens dentro do esperado, envolvendo interdisciplinaridade, raciocício e interpretação.
"O destaque da prova de matemática para a área de Humanas foi que não teve cálculos grandes para fazer. A questão 16 pode ter parecido difícil para os candidatos desse grupo, mas exigia apenas interpretação. Havia um conceito (ukramajya de alfa), a princípio estranho, que era explicado no próprio enunciado e bastava entender isso para resolver o problema", aponta o professor Jhonny, em consenso com os colegas Daniel Kichese e Adriano Diniz.
Foi exatamente a questão 16 a reconhecida como mais difícil pelo estudante Gabriel Henrique Guedes, de 16 anos, candidato de Publicidade e Propaganda, que achou as provas do dia "razoáveis". Assim como ele, Juliana Daniela de Lima, de 17, vestibulanda de Jornalismo, julgou fáceis as questões de literatura e português, esta última, considerada por Nathalia Baruffi, 17, natural de Primavera do Leste-MT - "uma prova boa para selecionar".
A matemática aplicada aos candidatos de Biológicas (grupo 2), segundo os professores entrevistados, foi boa no quesito interdisciplinaridade com biologia e física, o que, para eles, deve também selecionar os candidatos. A interface da química com conteúdos de Exatas foi ressaltada pelo professor Heitor Godinho na prova aplicada ao grupo 1, contudo, na opinião dele, faltaram as tais questões para selecionar candidatos: "A prova estava bem mais fácil que no ano passado".
No que diz respeito à prova de física apresentada aos vestibulandos de biológicas, o professor Murillo Nascente avalia que as questões estiveram entre fáceis e de nível médio, com exceção da número 13, "mais difícil, de mecânica pura, aplicada, que serviu para diferenciar" um concorrente de outro. Ele elogiou, ainda, a interdisciplinaridade da física com a biologia na prova da UFG. Já em relação à Língua Portuguesa, o professor Humberto acredita que houve diferença em comparação aos anos anteriores: "Foi uma prova para o candidato pensar, com muita coisa para explicar e relacionar". As provas de hoje, começam às 13 horas. Todos farão redação.