Empresas buscam inovação em 2011
Estudos do IDC e ISF mostram que empresários do setor financeiro estão inclinados a maiores investimentos na área
12 de Janeiro de 2011
Após exponencial crescimento em 2010, o setor de Tecnologia da Informação promete manter o ritmo em 2011. Foi o que atestou, em pesquisa realizada pelo quinto ano consecutivo, o IDC Brazil Financial Insights Investment ao estudar os investimentos feitos e a serem realizados pelas instituições do setor financeiro em TI.
Dos 33 bancos grandes (de acordo com a lista dos dez maiores da Febraban) e 29 seguradoras entrevistadas, 54% têm certeza ou possuem claras intenções de que vão aplicar mais em TI do que em 2010; 42% afirmaram que os valores investidos deverão ser os mesmos deste ano; e apenas 3% disseram que vão investir menos. Sendo que 61% das empresas investiram mais em TI em 2010 e 31% mantiveram seus orçamentos iguais aos de 2009.
O pleno aquecimento do segmento atacadista distribuidor, que, segundo a Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), é responsável por abastecer 1 milhão de pontos de venda nas cinco regiões do Brasil e cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB), é a aposta da PC Sistemas, empresa que investe em TI seu produto para a inovação.
O Estudo de Tendências de Investimentos 2011 realizado pelo Instituto Sem Fronteiras (ISF) prevê que os investimentos em TI cresçam a taxas maiores que 10%. Entre os mais de 740 executivos de TI que já responderam à pesquisa, 65% disseram que pretendem elevar o investimento em tecnologia nas suas organizações, enquanto apenas 9% responderam que pretendem reduzir o total investido.
Detentora de 25% do market share do setor, segundo o ranking da Abad/Nielsen 2010, a PC Sistemas mantém em sua carteira de clientes 40% dos 50 maiores atacadistas distribuidores do Brasil. Na lista dos 20 maiores do setor, 12 são clientes da desenvolvedora, que atua neste mercado há 24 anos. A consolidação da companhia foi o impulso para despontar neste ano duas grandes frentes: expansão no território nacional e busca de novas oportunidades no mercado internacional.
Durante o ano de 2010, a empresa inaugurou duas novas filiais, no Rio de Janeiro e em Joinville, somando sete pontos de atuação direta, e firmou novas parcerias. Para 2011, um de seus projetos é a inaugurações de mais duas filiais, uma em Porto Alegre e outra em Recife, além de incentivos na área de recursos humanos, treinamentos e capacitação profissional, para assim melhorar o atendimento aos clientes. A meta da PC Sistemas é tornar-se referência em empresa de TI para o Atacado Distribuidor.
Semelhante a PC Sistema, outras empresas com sede em Goiânia estudam a ampliação de suas estruturas e unidades de atendimento, bem como a expansão de seus mercados, com foco no alcance a novos clientes. É o caso da LG Sistemas, que definiu sua expansão para Porto Alegre e Manaus e também a reescrita da suíte de produtos da LG, explorando toda a tecnologia disponível atualmente.
De acordo com o diretor de mercado da empresa, Gustavo Teixeira, a LG obteve um crescimento de 11% em sua receita no ano passado e pretende manter o ritmo em 2011. “Temos duas grandes estratégias que estaremos desenvolvendo este ano, uma é a internacionalização de nosso mercado; a outra é a ampliação das formas de comercialização dos nossos produtos, através do modelo Saas, a oferta de software como serviço”, garante.
A expectativa é de que o parque tecnológico a ser instalado no Estado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) estimule as empresas de tecnologia já existentes e sediadas no território estadual e também atraia novos e maiores empreendimentos.