Reprovação cresce em Goiás

Au­men­tou o nú­me­ro de re­pro­va­ções em Go­i­ás, e as ta­xas cres­ce­ram no ní­vel fun­da­men­tal e en­si­no médio. Os es­tu­dan­tes re­pro­va­ram mais no pri­mei­ro ano do en­si­no mé­dio. A re­pro­va­ção cres­ceu qua­tro pon­tos pa­ra es­sa sé­rie de 2008 pa­ra 2010. Já no en­si­no fun­da­men­tal, a mai­or ta­xa de re­pro­va­ção ocor­reu no sex­to ano, an­ti­ga quin­ta sé­rie –  12,4% dos es­tu­dan­tes não pas­sa­ram nes­sa sé­rie. 

 

De acor­do com a Si­nop­se Es­ta­tís­ti­ca da Edu­ca­ção Bá­si­ca de 2009, atu­a­li­za­da em de­zem­bro de 2010, no Es­ta­do a ta­xa de re­pro­va­ção au­men­tou, com des­ta­que pa­ra o En­si­no Mé­dio, que atin­giu 13,3 – cres­ci­men­to de 4,2% com re­la­ção à ta­xa de 2008. Já no En­si­no Fun­da­men­tal o nú­me­ro de es­tu­dan­tes que re­pro­va­ram cres­ceu 2,4%. Se­gun­do os da­dos do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Es­tu­dos e Pes­qui­sas (Inep), tam­bém foi ob­ser­va­do um au­men­to em ní­vel na­ci­o­nal.  

 

O sex­to ano do ní­vel fun­da­men­tal e o pri­mei­ro do mé­dio são as fa­ses que con­cen­tram as mai­o­res ta­xas. A tran­si­ção e o pro­ces­so de adap­tar à no­va ro­ti­na e ao for­ma­to das no­vas ma­té­rias es­co­la­res são al­gu­mas jus­ti­fi­ca­ti­vas da­das pe­los edu­ca­do­res pa­ra ex­pli­car es­se re­sul­ta­do nes­sas fa­ses con­si­de­ra­das de tran­si­ção. 

 

“A re­pro­va­ção se con­cen­tra na pas­sa­gem de um ní­vel pa­ra o ou­tro”, apon­ta a pro­fes­so­ra da Fa­cul­da­de de Edu­ca­ção da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás (UFG), Ge­o­va­na Reis.  

 

“Os es­tu­dan­tes tam­bém es­tão em um mo­men­to de pas­sa­gem, da fa­se de cri­an­ça pa­ra a pré-ado­les­cên­cia e des­sa fa­se pa­ra a ado­les­cên­cia.” De acor­do com a pro­fes­so­ra, os con­fli­tos pes­so­ais tam­bém di­fi­cul­tam adap­ta­ção dos es­tu­dan­tes. “Do quin­to ano pa­ra  o sex­to, sa­em da con­di­ção de cri­an­ça, dei­xam de ser acom­pa­nha­dos ape­nas por uma pro­fes­so­ra e as ma­té­rias fi­cam mais com­ple­xas”, ex­pli­ca.

 

En­si­no Mé­dio

Já no En­si­no Mé­dio, o gran­de nú­me­ro de alu­nos que re­pro­vam no pri­mei­ro ano po­dem não ter se adap­ta­do à en­tra­da de no­vas dis­ci­pli­nas, que pos­su­em con­te­ú­do mais es­pe­cí­fi­co e mais com­ple­xo do que os do En­si­no Fun­da­men­tal, na opi­ni­ão de Ge­o­va­na Reis. Nes­sa sé­rie, a es­ta­tís­ti­ca apre­sen­ta­da pe­lo Inep in­di­ca ta­xa de re­pro­va­ção de 20,3 na re­de es­ta­du­al e 10,3 na re­de pri­va­da de Go­i­ás. “Os alu­nos tam­bém es­tão en­tran­do no En­si­no Mé­dio mais jo­vens, com um grau de ma­tu­ri­da­de me­nor, o que di­fi­cul­ta mais.”

 

Em Go­i­ás, o nú­me­ro de ma­trí­cu­las cres­ceu 0,85% no En­si­no Fun­da­men­tal, de 2008 pa­ra 2010, de acor­do com o Inep. Es­se re­sul­ta­do tam­bém in­ter­fe­re no nú­me­ro de alu­nos com re­pro­va­ção, se­gun­do a pro­fes­so­ra da UFG. O ní­vel fun­da­men­tal de en­si­no re­ce­be um nú­me­ro mai­or de es­tu­dan­tes com con­di­ções de en­trar no En­si­no Mé­dio. “Há uma di­fi­cul­da­de de se li­dar com um pú­bli­co mais di­ver­so na es­co­la.”

 

Ou­tro pon­to le­van­ta­do por Ge­o­va­na Reis, pa­ra ex­pli­car o au­men­to da ta­xa de re­pro­va­ção, é a for­ma de ava­li­ar os co­nhe­ci­men­tos dos es­tu­dan­tes. “As prá­ti­cas de ava­li­a­ção não con­se­gui­ram acom­pa­nhar as mu­dan­ças da so­ci­e­da­de, elas re­mon­tam ao iní­cio do sé­cu­lo 20.” Pa­ra ela, o au­men­to ser­ve co­mo aler­ta pa­ra a edu­ca­ção le­van­do em con­si­de­ra­ção os re­sul­ta­dos ob­ti­dos em ou­tros paí­ses. (Ka­the­ri­ne Ale­xan­dria, es­ta­gi­á­ria da UFG)