Goianiense tem poucas opções para diversão
Os goianienses que preferiram ou foram obrigados a ficar na capital durante o feriado tiveram poucas opções para se divertirem com o carnaval. Além das festas privadas ou em clubes, dois blocos de carnaval desfilaram nas ruas de Goiânia. O Galo Goiano inaugurou neste carnaval circulando pelo parque Vaca Brava com cerca de 50 pessoas, incluindo os integrantes da banda Coró de Pau. Já o evento “Atabaque, cavaco, tamborim: o carnaval dos tambores”, programado para às 17 horas, teve de ser adiado para às 20 horas, devido as chuvas que caíram na tarde de ontem.
O carnaval dos tambores – organizado pela Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Mestre Bimba e pelo Pontão de Cultura República do Cerrado/UFG – montou palco e arquibancada na Alameda João Elias da Silva Caldas, no Setor Pedro Ludovico. Apesar das chuvas, às 17 horas, algumas pessoas estavam no local e barracas de espetinho e de cerveja estavam montadas. O show passou para mais tarde. No entanto, no Vaca Brava, um carro de som era seguido pela banda Coró de Pau, liderado pelo mestre Alemão e outros participantes do bloco Carnavalesco de Frevo Galo Goiano.
Segundo os organizadores, o bloco tem a inspiração no carnaval de rua de Olinda (PE) e um boneco característico da cidade do nordeste acompanhava a folia. O boneco é uma homenagem à poetisa goiana Cora Coralina. Dois agentes da AMT (Agência Municipal de Trânsito) acompanhavam os foliões, que circularam o parque. As pessoas que caminhavam no local ou visitavam o Goiânia Shopping pararam para prestar atenção no bloco de rua, mas os motoristas que estavam na Avenida T-10 não mostravam muita alegria, especialmente pela passagem dos foliões atrapalharem o trânsito.
Em contrapartida, o funcionário público Flávio Ramalho, de 42 anos, estava com a família em busca do bloco. Ele, a professora e cantora Márcia Jácomo, 42, e a filha Eleonora Jácomo Ramalho, 7, estavam fantasiados para comemorar o carnaval. “A intenção do Galo Goiano é resgatar o carnaval de rua, sem briga, sem confusão. Aqui é um ambiente saudável, em que as pessoas vão foliar com a família, junto com os amigos”, conta Flávio.
RIO VERDE
Na cidade do sudoeste goiano, as crianças foram as primeiras a brincarem o carnaval. A prefeitura, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizou matinês nas creches Geração Forte, Girassol, Renascendo e Crescendo e Sementes do Amanhã, do dia 1º até a sexta-feira. Para os adultos, a intenção do governo municipal foi conscientizar sobre a segurança no trânsito, junto aos alunos de faculdades, cursinhos pré-vestibulares e visitantes do shopping. Cerca de 11 mil alunos e 4 mil condutores receberam o panfleto que mostra os danos da junção de bebida com a direção.