Goianiense é vencedor de prêmio mundial
Camila Blumenschein 31 de outubro de 2011 (segunda-feira)
Em julho deste ano a União Internacional de Telecomunicações (ITU-T), agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), que padroniza e regula a área de telecomunicações no mundo, lançou um desafio mundial que convocava desenvolvedores para criar aplicações inovadoras para a plataforma IPTV (TV pela internet). O goianiense Daniel Alves da Cruz, de 28 anos, resolveu participar desafio e acabou entre os vencedores com o software que desenvolveu para TV interativa.
"Desenvolvi um software que é um serviço de governo eletrônico na área da saúde, que visa fornecer à população informações sobre a dengue por meio da TV e do controle remoto. O usuário pode interagir com o aplicativo sem a necessidade da TV estar conectada à internet", explica Daniel.
O prêmio de US$ 5 mil foi entregue à Daniel, que é engenheiro de computação, na semana passada durante a World Telecom, feira mundial de telecomunicações, realizada em Genebra, na Suíça. "Eu realmente não esperava ganhar esse prêmio. Nunca achei que meu projeto seria qualificado. Mas deu tudo certo e tive esse reconhecimento internacional, acho que pelo contexto social do meu software", declara.
Daniel Alves possui uma empresa que desenvolve soluções para TV interativa, a iTVBr Sistemas, que faz parte do Programa de Incubação de Empresas da Universidade Federal de Goiás (Proine).