53 dias de angústia
Resultado do processo seletivo da UFG será divulgado ao meio-dia de hoje
Cristiane Lima
Da editoria de Cidades
O resultado da segunda fase do vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG) está previsto para ser divulgado até o meio-dia de hoje. Depois de 53 dias de espera, finalmente os aprovados para uma das 5.277 vagas poderão enfim comemorar. Como de costume, a lista deverá ser fixada no muro do Centro de Seleção, no Setor Universitário. Os dados também estarão disponíveis na internet. As matrículas para os aprovados da UFG está agendada para os dias 14 e 15 desse mês. Até o final de março, serão divulgadas cinco chamadas de aprovados.
Ansiosa e na expectativa de uma das vagas para o curso de Psicologia, Ana Cristina de Almeida, 17, admite que está angustiada. Ela afirma que se dedicou exclusivamente ao vestibular da UFG e gostaria de iniciar as aulas o quanto antes. Diz que não dormiu bem na última semana e acredita que só vai se sentir melhor quando ver o resultado. “Seja ele qual for, eu preciso saber do resultado para amenizar a ansiedade.” Ana Cristina conta que roeu as unhas das mãos sem perceber. “Esse nem era um hábito que tinha. Espero que a partir de amanhã, deixe essa mania que adquiri nesses dois meses.”
Já Bruno Padilha de Morais, de 19, é o contrário. Totalmente traquilo, ele separou o dia de ontem para ouvir músicas e tocar violão, um de seus hobbies. Candidato a uma das vagas do curso de Medicina, disse estar calmo e confiante. “É claro que não deixo de pensar no assunto (resultado do vestibular), mas tento levar minha vida sem estresse sempre. Esse até pode ser um diferencial contra os outros candidatos”, diz o estudante. Bruno também prestou vestibular na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, mas a preferência era permanecer em Goiânia. “Se tudo der certo, não precisarei me mudar, mas se tiver que ser assim, será.”
Bruno disse até estar disposto a perder os cabelos numa possível comemoração essa tarde. “Se o resultado for positivo, não terei problema nenhum com isso, até porque na hora do trote, nem sempre perguntam se o calouro quer”, brinca. Até essa tarde, Bruno disse que vai tentar manter a calma peculiar de sua personalidade, mas já planeja ser um cirurgião. “Ainda não sei em que área quero me especializar, mas quero ser cirurgião.”
A segunda fase do vestibular ocorreu nos dias 12 e 13 de dezembro. Na ocasião, mais de 12 mil candidatos participaram do certame respondendo a 28 perguntas discursivas específicas para os cursos escolhidos. A prova de redação também foi feita nessa ocasião. As notas dos alunos já estão disponíveis desde a semana passada no site da instituição.
UEG terá estudo dos cursos
Reunião realizada no final da manhã de ontem na Secretaria de Ciência e Tecnologia - Sectec, definiu a criação da comissão que vai propor alterações na Universidade Estadual de Goiás – UEG. Participaram do encontro, o presidente da Sectec, Mauro Fayad; o reitor da UEG, Luiz Antônio Arantes; a presidente do Conselho Estadual de Educação CEE, Lacy Guaraciaba; o presidente da Câmara de Ensino Superior do CEE, Marcos Elias, e o coordenador do Núcleo de Seleção da UEG, Elcival Machado. As informações são da Agência Goiana de Comunicação.
Ficou acertado que a comissão terá dez membros indicados até o próximo dia 11 pela Sectec, UEG, CEE, Fundação de Amparo à Pesquisa – Fapeg e pela Casa Civil da Governadoria. Cada uma dessas instituições vai indicar um titular e um suplente para compor o grupo. O objetivo é fazer um estudo dos cursos e Unidades da UEG, levando em consideração a economia goiana e as demandas por qualificação profissional das regiões do Estado, para elaborar um diagnóstico completo da inserção da instituição no processo de desenvolvimento de Goiás e propor as mudanças pertinentes.
A comissão será também responsável por fazer a interlocução com o meio acadêmico, especialmente com o corpo docente e discente da UEG, promovendo debates sobre os avanços que podem ser alcançados pela universidade. O setor produtivo e outras instituições de ensino superior serão convidados a participar posteriormente da discussão.