Inscrição no Sisu tem início amanhã
206 vagas estão disponíveis na UFG pelo sistema que utilizará notas do Enem 2010 como seleção
Quem já consultou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pode se inscrever, de amanhã até terça-feira, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Na Universidade Federal de Goiás (UFG), estão disponíveis 206 vagas para provimento nos cursos de graduação por meio do sistema.
Para o primeiro semestre de 2011, em todo o País, O MEC está oferecendo, pelo Sisu, 83.125 vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais, 5 universidades estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada. As inscrições devem ser feitas pelo site http://sisu.mec.gov.br/.
No Sisu 2011-1, os candidatos poderão inscrever-se em até duas opções, em ordem de preferência, nas vagas ofertadas pelas instituições de ensino participantes. Finalizadas as inscrições, o Sisu - sistema informatizado, gerenciado pelo MEC - selecionará, automaticamente, os candidatos melhor classificados, de acordo com a nota do Enem 2010.
De acordo com a UFG, as 206 vagas ofertadas na instituição estão distribuídas em todos os câmpus - Goiânia, Catalão, Jataí e Cidade de Goiás -, sendo a maior parte para cursos de licenciatura (e menos disputados no vestibular), como Pedagogia, Ciências Sociais, Filosofia e Física. Em cursos com mais de dez vagas disponíveis, haverá reserva para as políticas de ações afirmativas - cotas para estudantes oriundos de escolas públicas e negros estudantes de escolas públicas.
Os candidatos selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada do MEC ingressarão nos cursos de graduação da UFG no primeiro semestre letivo da instituição. Para saber mais sobre as vagas e as formas de participação no Sisu, basta acessar o sitewww.vestibular.ufg.br, no link 'Processo UFG 2011/SISU'.
Criado pelo Ministério da Educação em 2009, o Sisu possibilita ao candidato do Enem disputar vagas em diferentes instituições do Brasil, substituindo o vestibular. O sistema unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior.
Distribuição
Os resultados do Enem 2010 foram divulgados na última quinta-feira pelo Inep. As regiões Sudeste e Nordeste têm o maior número de vagas pelo sistema do Sisu. Do total de 83.125 vagas, 26.641 (32,05%) estão nos estados do Sudeste e 25.077 (30,17%) estão no Nordeste. Depois, vêm Sul, com 15.001 vagas (18,05%), Centro-Oeste, 12.201 (14,68%), e Norte, 4.205 (5,05%).
Faculdades questionam avaliação
As instituições de ensino superior (IES) discordam da fórmula aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) para calcular a nota do Índice Geral de Cursos (IGC). Ontem o presidente da Associação e do Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior de Goiás, Jorge de Jesus Bernardo, informou que as instituições solicitaram mudanças nos critérios. O IGC de 2009, divulgado na quinta-feira mostrou que de cada 3 IES de Goiás, duas tinham nota insuficiente.
"Cerca de 65% dos matriculados nas IES privadas são estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas. O que queremos é que isto seja levado em conta, além de uma prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que avalie com mais coerência", defende Bernardo.
Outro problema que ele aponta é quanto às IES que apareceram sem conceito. "É injusto, parece que elas tiveram nota ruim, quando é o contrário, ainda nem foram avaliadas", diz. Em Goiás, das 69 IES avaliadas, 16 ficaram sem conceito. Uma delas é a Faculdade Delta que, cita o diretor Acadêmico Leomar Alves de Souza, acabou de ter reconhecimento do curso de Administração pelo MEC. As escolas sem conceito não participaram de todos os Enades contabilizados pelo IGC. No quadro da reportagem de ontem, saiu errado o nome do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Goiano).(Marília Assunção)▩