Setor sucroalcooleiro cresce em goiás (
O presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado de Goiás, afirmou que o setor sucroalcooleiro cresce muito no Estado e que precisa de apoio.
O presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado de Goiás - Sifaeg, André Rocha, esteve reunido na tarde de sexta-feira com o secretário de Agricultura de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima. Durante a reunião foram discutidas questões relacionadas às parcerias e a logística para o setor sucroalcooleiro.
André afirmou que o setor sucroalcooleiro cresce muito no Estado e que precisa de apoio. "Somos auto-suficientes na produção de etanol desde 2004, e o segundo maior produtor de etanol hoje no País, atrás somente de São Paulo". Ele disse ainda que o governador Marconi Perillo enxergou o grande potencial do setor e que em seu governo o número de usinas em Goiás saltou de 11 para 34. Segundo André, o setor hoje requer treinamento de pessoal para a formação de mão-de-obra e uma das metas é desenvolver parcerias em pesquisas junto à UFG e à Sectec.
Crescimento
De acordo com 3º levantamento de estimativa da safra 2010/2011, realizado pela Conab e publicado no mês de janeiro, a lavoura de cana-de-açúcar continua em expansão no Brasil. A área de cana-de-açúcar colhida destinada à atividade sucroalcooleira está estimada em 8.033,6 mil hectares, distribuídas em todos estados produtores. A área colhida teve aumento de 8,40% em relação á safra anterior.
O levantamento indica aumento de área em todas as regiões. No Centro Oeste o aumento foi de 27,90%. Em termos das Unidades da Federação destacam-se os estados de Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins.