Audiência debate TBC News


 

Audiência debate TBC News
 

 

Encontro realizado na Assembleia Legislativa discute formato e programação a serem adotados pela TV pública. Canal exibirá noticiário 24 horas por dia, com destaque para assuntos do Estado
 
A segunda audiência pública para debater a implantação da TBC News foi realizada na tarde desta quinta-feira, 24, das 14 às 18 horas, na Assembleia Legislativa, numa promoção da Agência Goiana de Comunicação (Agecom). No encontro, foram colhidas sugestões para a formatação do novo modelo da emissora, que vai transmitir notícias 24 horas por dia, na maior transformação desde a sua criação em 1975.
Participaram da mesa o presidente da Agecom, José Luiz Bittencourt, o deputado Humberto Aidar (PT) e o coordenador do projeto, Marcos Villas Boas. Também foram prestigiar o evento o presidente da Assembleia, deputado Jardel Sebba (PSDB) e o líder do governo na Casa, deputado Helder Valin (PSDB). “Por nascer de debates, é um projeto que tem tudo para dar certo”, diz Jardel.
Aidar se disse entusiasmado com o projeto da TBC News, porém frisou que um dos critérios para garantir o sucesso do projeto é a qualidade. “Não é um projeto do governador. É do povo de Goiás”, salientou. José Luiz Bittencourt informou que o mês de março será destinado a discussões sobre o projeto e a fase de formatação começa em abril. Ele frisou que, por enquanto, não foi tomada nenhuma decisão em relação à programação e ao conteúdo da TBC News, mas já foram determinadas algumas diretrizes sobre seu funcionamento, entre elas a de que a emissora terá uma “pauta aberta”, abrindo espaço para políticos de qualquer partido.
Também esclareceu que não existe risco de a emissora ser utilizada para propaganda oficial. “O governo não precisa disso. A TBC News deve ser um canal voltado para discutir as questões da sociedade”. O presidente da Agecom informou ainda que estão sendo acertadas parcerias com a Universidade Estadual de Goiás, UFG, PUC e outras faculdades para que a TBC News possa oferecer estágios aos estudantes e também possa se beneficiar de serviços oferecidos por estas instituições de ensino.
Segundo Marcos Villas Boas, o conceito do que é a TBC News ainda está sendo “afunilado”, mas já existem propostas que estão se consolidando. Em relação ao conteúdo, terá 24 horas de informação, com 90% de programação regional e os dez por cento restantes destinados a matérias nacionais e internacionais.
Noticiários deverão formar a grade de programação, que contará com duas horas diárias de transmissão ao vivo. Em relação à parte administrativa, a proposta é que a emissora detenha cem por cento do faturamento comercial, com a possibilidade de aceitar parcerias, que serão remuneradas por meio de comissões. Segundo Villas Boas, está descartada a possibilidade de terceirizar espaços dentro das programação. Anunciou ainda que a TBC News deverá ser pioneira no Brasil na implantação de serviços interativos via televisão.

Programa

A implantação do projeto TBC News foi discutida também no Programa Opinião, da TV Assembleia, que foi ao ar na quarta-feira, 23, às 19 horas, pelo canal 8 da NET. Participaram do programa Villas Boas, o professor de cinema da Universidade Federal de Goiás, Lizandro Nogueira, e o deputado Elias Júnior.
Lizandro Nogueira disse acreditar que a transformação da TV Brasil Central é importante porque a iniciativa pode levar a emissora a se tornar uma TV verdadeiramente pública, com o envolvimento muito maior da comunidade. “A TV pública é um anseio da sociedade que quer, de certa forma, influir na programação da emissora, oferecendo sugestões.”