PUC Goiás, UEG e UFG lançam livro sobre cooperativismo feminino

 
PUC Goiás, UEG e UFG lançam livro sobre cooperativismo feminino


Plantar, bordar e colher: mulheres cooperadas, diagnóstico e reflexões é o título do livro que será lançado nesta sexta-feira, 25, às 20 horas, na Área 2 da PUC Goiás. Fruto de uma parceria entre pesquisadores da PUC e as universidades Estadual de Goiás (UEG) e Federal de Goiás (UFG), a obra reúne abordagens sobre temas relativos à economia solidária, cooperativismo popular, movimentos sociais, empreendimentos econômicos solidários, entre outros, sempre com foco na atuação da mulher.
O livro foi organizado pelas professoras Nágila I. El Kadi (PUC), Luciana de Oliveira Dias e Telma Ferreira Nascimento e é um dos resultados da pesquisa “Cooperativas Populares de Mulheres em Goiás: Diagnóstico, Capacitação e Incentivos Públicos Federais”.
A pesquisa foi selecionada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) em 2008, quando foi lançada chamada pública com o objetivo de selecionar projetos capazes de aprofundar o conhecimento sobre a temática e contribuir para o fortalecimento das políticas públicas para mulheres e igualdade racial no âmbito do Estado.
A apresentação da obra foi elaborada pela professora Maria José Rocha, pesquisadora do Programa Interdisciplinar da Mulher – Estudos e Pesquisas (Pimep) da PUC Goiás. Participam da coletânea professores e alunos de cursos da PUC, UEG e UFG, que também traz relatos de mulheres integrantes da Cooperativa de Bordadeiras (Bordana).
Os objetivos do projeto, nascido da necessidade de aproximação da realidade de mulheres envolvidas no trabalho associativo em Goiás, foram diagnosticar os empreendimentos solidários caracterizados como cooperativas populares com participação significativa de mulheres e a realização de cursos para treinamento e capacitação das mulheres cooperadas, conforme demandas verificadas.