Um CotidiAno de Química
Um CotidiAno de Química
Exposição itinerante, em cartaz na biblioteca daUFG, desmistifica uma das disciplinas mais temidas do Ensino Médio
Raphaella Ferro
O ano de 2011 será fundamental para a popularização da Química. Temida pela maioria dos alunos do Ensino Médio, a disciplina mostra agora uma outra face em seu ano internacional. Em Goiânia, por exemplo, já é possível ver sua faceta divertida.
Não acredita? Basta então dar uma chegada ao Campus Samambaia da UFG e visitar a exposição A Química do Cotidiano.
A mostra itinerante está aberta à visitação até 18 de abril no hall da Biblioteca Central da universidade. E depois da Capital segue para outras três cidades goianas: Catalão, Jataí e Anápolis.
Elaborada pelo Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), a exposição reúne 20 pôsteres com o objetivo de apresentar os avanços que a Química tem proporcionado à sociedade ao longo de sua existência.
"O público que visitar a exposição vai perceber que a Química possui um papel fundamental na produção de alimentos, de energia e de novas matérias", enaltece Luciano Morais Lião, professor do Instituto de Química da UFG e secretário regional da SBQ,
Comemoração internacional
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) declarou 2011 como o Ano Internacional da Química em homenagem ao centenário de isolamento do elemento químico Rádio (Ra). A descoberta valeu o Prêmio Nobel à Marie Curie, primeira mulher a conquistar o disputado título.
Saiba mais
Redes sociais
A mostra Química do Cotidiano, em cartaz na UFG, pode ser vista das 7h15 às 22h45 durante a semana e aos sábados, das 8 às 18 horas. Quanto ao Ano Internacional da Química, o assunto tem presença maciça na internet, principalmente nas redes sociais. Confira www.facebook.com/AIQ2011 ou twitter.com/aiq2011 ou ainda http://quimica2011.org.br.