Vestibular da UFG é tema de debate
Vestibular da UFG é tema de debate
Pelos menos três anos de estudo, vida social regrada e limitada, e muitas, muitas horas de sono perdido. Esse é o cotidiano de muitos vestibulandos.
Núbia Rodrigues
E foi com o intuito de adequar o vestibular cada vez mais à realidade do estudante goiano, a Universidade Federal de Goiás (UFG) decidiu realizar um seminário, no último final de semana, para discutir mudanças em seu programa de provas de vestibular.
O objetivo principal do seminário é que a definição do que mudar, ou não, parta não apenas da universidade, mas também e, principalmente, dos professores. Mas a maior preocupação dos professores e da própria UFG é adequar a prova ainda mais ao universo do vestibulando e neste ponto estão incluídos tanto os alunos das escolas públicas quanto das particulares.
A pró-reitoria de graduação da universidade, à frente da organização do seminário, solicitou à Superintendência de Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação e aos sindicatos (Sinpro, Sintego e Sinep) que cada um indicasse cinco professores de cada área cobrada nas provas para participarem do evento. Foram convidados também os docentes dos cursos de licenciatura da UFG e os professores do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação (Cepae).
O último seminário para reformulação do programa de vestibular da universidade foi realizado em 2007, mas com poucas mudanças substanciais. Mas aos poucos a UFG tem se esforçado em alterar o perfil de suas provas, inserindo, inclusive, questões pautadas na interdisciplinaridade.
Segundo a pró-reitora de graduação, Sandramara Matias Chaves, a universidade tem ampliado cada vez mais o número de questões interdisciplinares e o objetivo é chegar a 100%.
Perfil das provas
"A discussão na Educação é fundamental e sempre tem que existir. De preferência que elas ocorram todos os anos", essa é a opinião do professor de Biologia, Nelson Jorge Júnior. Ele acredita que o vestibular da UFG é um dos melhores do país e que melhorou substancialmente nos últimos três anos.
O professor de Matemática, Ernane Eustáquio Coelho Júnior, é a favor de mudanças. Ele aproveita para fazer uma crítica à UFG em relação ao número reduzido de vagas disponíveis no seminário.
Para ele, as principais alterações no programa das provas do vestibular da UFG devem estar relacionadas à melhor distribuição de matérias e maior multidisciplinaridade. "As mudanças já estão acontecendo e acredito que devem ser feitas com os pés no chão", finaliza o educador.
" Tem que ter confiança, estudar muito, que se dedicar... Eu me dediquei principalmente a aprender aquilo que eu mais tinha dificuldade. Confiança na hora da prova também é muito importante"
Ana Clara Elias Lemes, 18 anos
Aprovada para o curso de Design de Modas no vestibular 2011/1 da UEG
"Esteja antenado com o mundo e com os acontecimentos diários. Veja o que acontece à sua volta, no ambiente político, econômico, social, científico e artístico. Adote sempre uma postura crítica. Durante o estudo, não admita dúvidas. Pesquisa e discuta. Evite as 'decorebas'. Aprenda para a vida e na forma como a vida exige a aprendizagem"
Lisete Borges
Diretora pedagógica do Colégio Millenium/Classe