Conselho da Região Metropolitana de Goiânia é reativado
O Projeto de Lei que cria o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia (Codemetro) segue para votação na Assembleia Legislativa esta semana.
O grupo de trabalho é composto pelo secretário de Desenvolvimento Metropolitano de Goiânia, Jânio Darrot, 20 prefeitos e representantes da UEG, UFG e PUC-GO, além de outros membros do governo estadual.
O objetivo é fomentar o desenvolvimento sustentável da região. A reativação do Conselho foi aprovada na manhã de hoje, 29, em reunião no auditório da Secretaria. A estimativa do secretário é que em abril o Codemetro esteja em pleno funcionamento.
Darrot explicou que o Codemetro vai atuar com o modelo de câmara temática. “Vamos criar a Câmara Deliberativa da Saúde, do Meio Ambiente, da Segurança Pública, da Habitação, enfim, câmaras que vão identificar os problemas da região metropolitana e também ajudar na suas soluções”, falou.
Entre as principais demandas do órgão está o desemprego. Durante a reunião, alguns prefeitos explicitaram preocupação relativa às cidades-dormitórios.
“Eles clamam por grandes empresas em seus municípios, para que possam fixar as pessoas, para trabalhar ali. E que o município possa além de gerar empregos, gerar renda proveniente de tributos dessas grandes empresas”, comentou Darrot.
Agência Goiana de Comunicação