Educação municipal avalia a aprendizagem

Educação municipal avalia a aprendizagem
Mais de 60 mil alunos participaram da Avaliação Diagnóstica na semana passada

Provas abertas nas carteiras e, nas mãos de cada aluno, o desafio de demonstrar o que aprendeu em sala de aula. Cada item do caderno de questões busca compreender o aprendizado na escola, não individualmente, mas buscando uma visão geral do ensino oferecido na rede municipal de Educação (RME).
Mais de 60 mil alunos matriculados no Ensino Fundamental passaram, semana passada, por este processo com a realização da Avaliação Diagnóstica dos Ciclos de Formação e Desenvolvimento Humano. A avaliação é uma proposta da Secretaria Municipal de Educação (SME) e ocorreu simultaneamente em 165 instituições educacionais.
Foram aplicadas questões objetivas, abrangendo conhecimentos interdisciplinares, e produção textual, envolvendo conteúdos correspondentes às matérias previstas para cada agrupamento.
Proposta para avaliar alunos com 8 anos (Ciclo I) e na faixa dos 9 aos 14 anos (Ciclos II e III), a prova tem como foco possibilitar uma visão global das aprendizagens dos educandos no Ensino Fundamental regular. Os alunos a Educação de Adolescentes Jovens e Adultos (EAJA) serão avaliados posteriormente.
Com duração de três horas e meia, as provas foram elaboradas com 12 a 25 questões, montadas conforme o agrupamento das turmas. O caderno de provas apresenta diferentes gêneros textuais, com os quais os temas escolhidos foram explorados no desenvolvimento das questões de múltipla escolha e também na produção textual, sendo utilizados como coletânea. Os componentes curriculares abordados são Geografia, História, Língua Portuguesa, Ciências Naturais e Matemática.
Para a coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa do Centro de Formação de Profissionais da Educação (NAP/Cefpe), Gislene Avelar, os dados gerados poderão oferecer subsídios úteis à Secretaria e unidades escolares no planejamento de ações político-pedagógicas. "Com esta avaliação poderemos intervir efetivamente no que a Educação está deficiente", afirma.
Segundo Gisella Almeida, res­pon­sável pela Divisão de Educação Fundamental para a Infância e Adolescência do Departamento Pe­dagógico (Defia/Depe), a Avaliação Diagnóstica é definida como uma ação de rede, em que estão envolvidos profissionais de diversos departamentos: Adminis­trativo, Admi­nistração Educação e Pedagógico; além das unidades regionais de Educação (UREs), Centro de Formação, Agência Municipal de Tecnologia (Amtec) e parceiros como a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Seleção, que procederá a correção óptica dos cartões-resposta.
Pesquisa por amostragem
A realização da prova este ano conta com técnica de amostragem para que os resultados sejam os mais fidedignos possíveis. Do total de escolas participantes, 115 turmas foram selecionadas em sorteio público para compor a pesquisa.
E um total de 300 servidores foram treinados e orientados pelo Departamento Pedagógico para aplicar e fiscalizar as provas. O grupo é formado por apoios técnicos lotados na sede da Secretaria de Educação e nas Unidades Regio-nais de Ensino.
De acordo com o diretor do Departamento Pedagógico da SME, padre Francisco Prim, a preparação para a realização das provas foi intensa e criteriosa, buscando garantir um diagnóstico único e maior cientificidade possível.
"Estamos priorizando esta prova desde fevereiro. Nosso foco é obter dados confiáveis. Com o término do processo, estou seguro de que poderão ser detectados não apenas os problemas, mas os valores do ensino oferecido em nossas escolas."
Os dados serão divulgados no mês de maio, com percentuais de acerto gerais da rede municipal e também de cada escola.
Qualidade no ensino
A Secretaria Municipal de E­du­cação tem implementado, desde 2005, ações com o objetivo de garantir a melhoria da qualidade do ensino. As medidas in­cluem a aplicação de provas e ou­tros instrumentos avaliativos e vi­sam acompanhar o desenvolvimento do aluno e também novos direcionamentos na proposta dos Ciclos.
Entre elas estão a permanência do aluno por mais um ano ao final de cada Ciclo, caso a criança não tenha adquirido aprendizagem correspondente ao nível esperado e a exigência do cumprimento de, no mínimo, 75% de frequência.
Numa iniciativa inédita na rede municipal de Educação, foi realizada em 2005 a primeira Avaliação da Aprendizagem dos educandos. O trabalho avaliativo tem como objetivo a melhoria da qualidade da Educação no município, no sentido de garantir a efetiva aprendizagem dos educandos. Nos últimos anos, foram avaliados cerca de 86 mil educandos e os resultados têm norteado as várias ações de intervenção no trabalho desenvolvido nas escolas municipais.
Outra medida adotada pela Secretaria foi implantar efetivamente a formação continuada dos profissionais da Educação, com o objetivo de garantir a qualidade do ensino e a aprendizagem significativa do aluno.
Somente no ano passado foram oferecidas aproximadamente 4 mil vagas e, desde 2005, um total de 38 mil vagas, distribuídas em 269 ações formativas. (Roseneide Ramalho)