Chapadão do Céu terá mais dois cursos de plantas medicinais
Chapadão do Céu terá mais dois cursos de plantas medicinais
A Prefeitura de Chapadão do Céu está implantado um programa de fitoterapia no município
A Secretaria Municipal de Saúde de Chapadão do Céu, com a coordenação da Primeira Dama do Município, Doutora Germana Sabino Cunha realiza mais dois cursos de Plantas Medicinais.
Está programado um curso que vai do dia 2 de dezembro ao dia 3 com o tema, Medicamentos preparados com plantas do horto medicinal da Prefeitura de Chapadão do Céu, com palestra da Pedagoga e especialista em medicina popular, Maria Luiza da Silva. Do dia 5 ao dia 6 de dezembro, ocorre o curso com o tema, Medicamentos preparados com plantas do cerrado, com a coordenadora do Projeto CEDRO, de plantas medicinais de Mineiros (GO).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem reconhecendo aos países, políticas que resgatem a medicina popular de seus povos. O desenvolvimento do setor de plantas medicinais e fitoterápicos pode se configurar como mais uma importante estratégia na promoção da saúde.
A Prefeitura de Chapadão do Céu está implantado um programa de fitoterapia no município, buscando resgatar o uso popular de plantas medicinais. O programa constitui-se em duas etapas:
1 – Implantação do horto comunitário de plantas medicinais, já implatado;
2 – Educação em saúde com a realização de capacitações, grupos e oficinas.
Ao longo do ano de 2011 foram realizados quatro cursos para grupos de pessoas. A capacitação atual é dirigida para toda a população de Chapadão do Céu, interessada em conhecer mais a respeito dessa riqueza natural que são as plantas medicinais.
A coordenadora, Doutora Germana é médica, com especialização na UFG, Universidade Federal de Goiás, em fitoterapia. A médica recebeu orientação e colaboração de técnicos renomados para elaboração de sua monografia, apresentada e aprovada pela UFG em setembro de 2010. O documento agora é a base do trabalho em Chapadão do Céu. Em novembro daquele ano, o orientador da monografia, o Engenheiro Agrônomo e Mestre em Fitoterapia, João Nohn Nogueira auxiliou a implantação do Horto Medicinal em Chapadão do Céu para a implantação do programa.
Faltando pouco mais de um ano para encerramento do mandato de Prefeito, de seu esposo, Paulo Rodgirues da Cunha, a Doutora Germana pretende concluir a implantação do Programa de Medicina Popular através das plantas, até o final do ano de 2012.
A Doutora Germana disse acreditar que está dando uma valiosa colaboração para a saúde da população. O uso racional e correto das plantas contribui para a cura e prevenção de doenças, o que deverá contribuir para amenizar o intenso movimento de pessoas nos hospitais e postos de saúde, concluiu.