Zootecnista

A exemplo da Medicina Veterinária, profissão é boa alternativa para quem gosta de cuidar dos animais

Normalmente, os vestibulandos que se identificam com os cuidados com os animais pensam em apenas uma opção: Medicina Veterinária. Esquecem-se de que há ainda uma outra alternativa: Zootecnia, que também está relacionado à natureza e aos animais, mas que tem foco diferente do primeiro.
Coordenadora do curso de Zootecnia na PUC-Goiás, a professora Marilma Pacheco Chediak Corrêa explica que o profissional dessa área trabalha com produção animal.
Por isso, está sempre próximo do Agronegócio. "É um profissional que acompanha todo o processo, desde a fazenda até a exportação. Passando então pela alimentação animal, avaliação genética, industrialização, comercialização, entre outras fases".
Marilma destaca que os interessados em fazer o curso devem ter afinidade com Química, Biologia e Matemática, usada na parte administrativa da profissão.
O zootecnista Abdala Inácio Ferreira Neto explica que o profissional da área pode atuar no trato dos animais para exposições, associações de criadores ou ainda em fábricas de rações, em frigoríficos, na escolha do biotipo de animal para exportação, entre outras áreas. "São muitas possibilidades tanto dentro quanto fora das propriedades rurais".
Áreas de atuação
Ferreira Neto conta que o piso salarial atual é de oito salários mínimos e meio. Para ele, um dos problemas da profissão é o fato de os zootecnistas estarem submetidos ao Conselho Regional de Medicina Veterinária. "Existe muito bairrismo e tem gente que burla a lei para atuar no ramo", afirma o profissional.
Formado há cinco anos, ele enfatiza que o mercado em Goiás é bom. Especificamente no seu caso, o profissional contou com o apoio do pai, que já atuava na área.
Atualmente, o zootecnista trabalha no Centro de Cultura e Lazer José Barroso. Lá ele é responsável pelos cavalos utilizados nas sessões de equoterapia, além das aulas de laço e de equitação oferecidas pela prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Onde estudar?

UFG
A Universidade Federal de Goiás oferece o curso de Zootecnia em Goiânia e em Jataí. O curso é integral e tem duração de cinco anos. Informações: (62) 3521-1591 e (64) 3606-8240.
A Pontifícia Universidade Católica de Goiás oferece o curso de graduação em Zootecnia no Campus II da instituição. O curso é integral e tem duração de quatro anos e meio. O valor da mensalidade é de a partir de R$840. Mais informações: (62) 3946-1714, no site www.pucgoias.edu.br ou pelo e-mail zootecnia@pucgoias.edu.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
UEG
O bacharelado em Zootecnia é oferecido pela Universidade Estadual de Goiás de São Luís de Montes Belos. O curso é integral e tem duração de quatro anos e meio. Para mais informações, acesse www.slmb.ueg.br ou ligue (64) 3671-1427.
IFG
O Instituto Federal Goiano oferece bacharelado em Zootecnia em Ceres e Rio Verde. É integral e tem duração de cinco anos. Detalhes no site www.ifgoiano.edu.br ou pelo (62) 3274-2006.
Fesurv
A Universidade de Rio Verde oferece o curso de bacharelado em Zootecnia. O site da instituição é www.fesurv.br ou entre em contato pelo (64) 3321–2413.