E viva o livro de papel!

Raphaela Ferro

Na era dos tablets, ebooks e das muitas leituras on-line, a Editora UFG promove evento para celebrar um suporte para as letras bem mais antigo: o livro impresso. O Banquete de Livros será realizado entre os dias 12 e 15 de abril no Centro Cultural UFG (Avenida U­ni­versitária, acima da Praça Universitária).
O nome 'banquete' faz referência à Grécia antiga, período em que simpósios organizados por Platão recebiam esse nome. "Nós queremos um diálogo artístico sobre o amor aos livros nos moldes dos promovidos por este filósofo. Eles realizavam um banquete antes dos diálogos. Só que aqui, o nosso cardápio será os livros", explica a diretora geral da editora, Maria das Graças Monteiro Castro.
Um cardápio foi realmente montado. Ele faz referência à programação do evento que mescla destaques regionais com artistas e autores nacionais. A 'entrada' será um monólogo apresentado pelo ator Eduardo Moscovis sobre o livro como rito de passagem. A apresentação será na terça-feira, 12, às 20 horas.
Entre os dias 13 e 15, serão servidos os 'pratos', que são as conversas com os escritores. Há ainda 'petiscos' e 'merendas', respectivamente sessões de autógrafos e encontros de escolas com escritores. 'Refeições' criadas para agradar aos paladares mais exigentes.

Sobremesa do Maranhão
No encerramento vem a 'sobremesa': show com Zeca Baleiro (leia mais na página 16). O artista participa também de outro evento como um dos 'pratos' da noite do dia 14. Momento em que falará sobre o livro Vida é um Souvenir Made in Hong Kong, publicado pela Editora UFG.

O banquete conta ainda com homenagem ao escritor goiano Bariani Ortêncio. Ele participará do lançamento de nova edição do livro Sertão sem fim. Um dos momentos que promoverá o encontro entre autores e leitores, o que, segundo Maria das Graças, é o foco de todas as ações. "Por isso preparamos esse evento que é realmente a celebração do livro impresso, do livro de papel".
A coordenadora conta que a reação inicial foi muito positiva. "As pessoas estão surpreendidas, principalmente com o nome inusitado do evento. Há uma empatia muito grande com o banquete", destaca.
Ela acrescenta que já há, inclusive, autores que entraram em contato com o interesse em participar da próxima edição. "A intenção não é fazer uma feira ou só vender livros. A venda do livro é consequência de um bom encontro com o próprio autor, e é isso que nós queremos proporcionar".


Participe!

O Banquete de Livros é gratuito, exceto o show de encerramento com Zeca Baleiro. A inscrição para as diferentes atividades pode ser feita pelo site www.editora.ufg.br. É possível se inscrever até terça-feira, 12. Contatos com a organização pelo e-mail imprensa.cegraf@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelos telefones (62) 3521-1352 e 3521-1356.