UFG vai sediar 63ª reunião da SBPC

UFG vai sediar 63ª reunião da SBPC

 

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, fez ontem o pré-lançamento da 63ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Nove anos depois, a UFG volta a sediar o mais importante evento da área científica na América Latina. A edição de 2011 será realizada de 10 a 15 de julho e terá como foco central o bioma Cerrado.

Com o tema Cerrado: Água, Alimento e Energia, a 63ª SBPC deve reunir 20 mil pessoas no Câmpus Samambaia, entre expositores, pesquisadores e visitantes. "Nosso desafio é realizar em Goiânia, na UFG, a maior reunião da SPBC de toda a história", afirmou ontem o reitor da universidade durante almoço com a imprensa.

 

Como preparação para o evento, a UFG realiza a Reunião Regional Anual da SBPC, cujo tema é Ciência e Tecnologia para a Agricultura, a Pecuária e a Mineração do Século 21. O encontro será em Catalão entre 3 e 6 de maio. De acordo com Edward Madureira, a reunião da SBPC integra as comemorações do cinquentenário da UFG.

 

O evento divide-se em cinco grandes segmentos: SPBC Sênior, Jovem e Cultural, Trabalhos em Pôster e Expot&C. Considerado o principal segmento do evento, a SBPC Sênior reunirá em torno de 260 atividades entre conferências, simpósios e mesas-redondas. Temas como a diversidade e sustentabilidade do Cerrado; energia; meteorologia e educação científica, entre outros, estarão em discussão. Já a mostra expositiva da SBPC reunirá em torno de 800 pessoas de 120 instituições de ensino e pesquisa.