
Cirurgia em reses foram feitas na Estância Procria, próximo ao aeroporto de Iporá, onde 32 alunos do curso de Veterinária do Campus de Jataí, passaram o sábado e domingo, 16 e 17/04, em aulas práticas ministradas pelo professor Rogério Rabelo.
A empresa Procria criou as condições para a vinda destas aulas práticas, o que deve se repetir por mais vezes, prevê Múcio Vieira César, veterinário e sócio da empresa iporaense. Em dois dias de aulas práticas foram feitas 3 cirurgias de hérnia umbilical, 6 castrações de cavalos, 1 enventração bovina, 2 rufião por aderência, 2 rufião por desvio, 1 emboletamento (correção), 1 retirada de tumor de burro, 1 acrobostite bovina, 1 desmotomia, patelar e 5 casqueamentos curativos bovino.
Os animais submetidos às cirurgias em aulas práticas eram de Luiz Camilo, Pedro Rodrigues Pereira, José Pedro, Suaílton, Elias, Barretinho e Elson do Gigantão. Ao final do trabalho o professor Rogério Rabelo avaliou que é muito importante a integração entre o Campus de Jataí e produtores desta região. Citou sua gratidão a Procria e a Valleé.
Múcio Vieira César, da Procria, disse que em outras ocasiões, a Procria quer patrocinar a experiência da UFG em comunidades rurais do município de Iporá, o que significa aprendizado também para nossos produtores.
Rês anestesiada no chão e trabalho de cirurgia coordenado por professor com participação de alunos