Cerrado no centro do debate científico
UFG faz história ao sediar, pelo segundo ano, a reunião anual da SBPC. No dia 10 de julho, começa a 63ª edição do evento em Goiânia
Mediar o debate sobre a produção de alimentos, água e preservação do Cerrado é o desafio da Universidade Federal de Goiás (UFG), que a partir de 10 de julho sedia a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Pela segunda vez, em menos de dez anos, a instituição de ensino recebe o evento que congregará pesquisadores, estudantes e profissionais, envolvendo todas as áreas do conhecimento, até dia 15 do mesmo mês, no Câmpus II, na região norte de Goiânia.
Em 2002, mais de 11 mil passaram pela UFG para conferir as novidades do encontro, que é considerado a maior realização do setor na América Latina. Para o reitor da universidade, Edward Madureira Brasil, a escolha por Goiás é uma mostra do momento pelo qual passa o ensino superior no Estado e a produção de ciência e tecnologia. "Não é comum um estado sediar duas reuniões em tão pouco tempo. Isso mostra a força da nossa região, das nossas instituições e pesquisas".
Nos seis dias de programação, a expectativa é que mais de 10 mil pessoas visitem a reunião anual da SBPC, que trará para a Capital conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. São previstos também eventos paralelos como a SBPC Jovem, voltada para estudantes do ensino básico, a mostra de ciência e tecnologia ExpoT&C e a SBPC Cultural, que prestigiará as atividades artísticas regionais.
O reitor da UFG destaca que o tema central do evento 'Cerrado: água, alimento e energia' está bem relacionado à realidade do Estado de Goiás, que concentra parte significativa do bioma. Segundo ele, não se pode negar que a produção de alimentos no mundo passa pelo Cerrado, pois as áreas para cultivo estão escassas nas demais regiões. "Nada mais oportuno do que falar do Cerrado, um bioma único no mundo", diz ele ao comentar que a universidade deve ser protagonista na junção das discussões sobre a produção de alimentos e energia com a necessidade de ser pensar políticas e mecanismos eficientes de preservação do bioma e dos recursos hídricos. "O objetivo do evento é justamente conciliar todos estes temas e esperamos realizar em Goiás, neste ano, a maior reunião da SPBC de toda a história".
A presidente em exercício da SBPC, Helena Nader, afirma que o evento será um momento importante para celebrar os 50 anos de UFG e dos 60 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). "Desde o seu lançamento, a reunião nunca foi interrompida, nem mesmo durante a ditadura militar, e conseguimos isso graças ao apoio das universidades", avalia ela, que esteve em Goiânia, na última terça-feira, 12, para o lançamento oficial do evento.
De acordo com o reitor da UFG, apesar de as instituições de ensino superior e pesquisas brasileiras terem pouco tempo de história em comparação aos tradicionais centros da Europa, a produção científica do país tem alcançado destaque. Atualmente, o Brasil ocupa a 13ª posição no ranking mundial dos países que desenvolvem novos conhecimentos. "Justamente, por isso, precisamos de uma SBPC cada vez mais forte".
Preparatório
Em maio, a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada no Câmpus da UFG em Catalão (CAC). Com o tema "Ciência e Tecnologia para a Agricultura, a Pecuária e a Mineração no Século 21", o evento movimentará a comunidade científica entre os dias 3 e 6.
Aberto ao público, a reunião será uma prévia para o encontro anual, em julho, e não exigirá inscrições para a maioria das atividades. A inscrição é necessária apenas para aqueles que pretendem apresentar trabalhos científicos, queiram participar dos minicursos ou receber a programação impressa.
Raio-x
63ª Reunião Anual da SBPC
Tema: Cerrado: água, alimento e energia
Data: 10 a 15 de julho de 2011
Local: Câmpus II, da UFG
Mais informações: www.sbpcnet.org.br/goiania
Na história: Os encontros da SBPC ocorrem desde 1948 com uma programação variada, composta por conferências, simpósios, debates, exposições e apresentações culturais.