Dança e solidão

Companhia catarinense Ronda Grupo apresenta em Goiânia, segunda e terça, o espetáculo Socorro e promove ainda oficina de improvisação e criação para bailarinos. Tudo gratuito

Suindara Alexandre
DA EDITORIA DO DMREVISTA

Direto de Santa Catarina, a companhia Ronda Grupo vem pela primeira vez a Goiânia para apresentar seu espetáculo Socorro, no Teatro Sesi, nas próximas segunda e terça. O trabalho é inspirado na peça do escritor austríaco Peter Handke, Gritos de socorro (“Hilferuf” - 1967), e mistura dança e teatro de animação a um figurino que lembra as vestimentas de bonecos. Os temas abordados são universais, como a solidão, a fragilidade e as dificuldades impostas pelo cotidiano.
O espetáculo tem concepção e direção de Zilá Muniz e conta com a colaboração dos dançarinos Egon Seidler, Karina Degregório, Paula Bittencourt e Vicente Mahfuz, além da consultoria em Formas Animadas de Valmor Níni Beltrame, cenário de Fernando Marés e bonecos de Marcos Oliveira. “Acreditamos que pesquisas desta natureza, que abordam o encontro entre diferentes linguagens artísticas, trazem para o espectador um olhar crítico a novas experiências estéticas”, explica Zilá.
A coreografia é feita com cenas independentes mescladas a cenas demarcadas e a outras apenas com uma estrutura definida. A improvisação, alvo de pesquisa da companhia, é bastante usada no espetáculo. Uma maquiagem que apaga pedaços do rosto e cabelos emaranhados dão ainda mais expressividade ao trabalho do grupo.
Após a primeira apresentação em cada cidade, o Ronda Grupo convida os interessados para uma conversa sobre o espetáculo e seu processo de montagem. Uma oficina  prática de dança ministrada pela diretora do espetáculo acontece na terça e está aberta a quem quiser participar, mas as vagas são limitadas.
A apresentação em Goiânia conta com o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG). A circulação do espetáculo é viabilizada pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010 e já passou por Cuiabá e Gama. Após a capital de Goiás, a companhia ainda se apresenta em Campo Grande.
Socorro – Espetáculo de dança com o Ronda Grupo
Quando: Segunda-feira e terça-feira, a partir das 20h
Onde: Teatro Sesi – Centro Cultural Paulo Afonso Ferreira
Entrada franca
Informações: 4002-6213
Oficina de improvisação e criação em dança
Quando: Terça-feira, das 9h às 12h
Onde: Sala de dança do Teatro Sesi – Centro Cultural Paulo Afonso Ferreira – Avenida João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva (ao lado do Clube Antônio Ferreira Pacheco)
Inscrições gratuitas
Informações e inscrições: rondagrupo@gmail.com