Escolha Fundamentada

Prever o futuro é capacidade fictícia desejada por muitos. Vivenciá-lo, então... Mesmo que apenas parcialmente, estudantes do Ensino Médio têm essa oportunidade.
O encontro das escolas com a universidade possibilita que os alunos conheçam, vivam e descubram suas afinidades com a profissão que pretendem escolher.
Ações universitárias nesse sentido são cada vez mais comuns, como mostra a matéria da repórter Raphaela Ferro nesta edição do caderno Escola.
Esta semana, inclusive, é especial para os estudantes. A UFG promove um desses momentos em que os vestibulandos se encontram com o futuro que desejam ter. Pode ser que escolham, passem no vestibular e depois desistam, optem por outro caminho. Mas não será por falta de informação.
O contato direto estabelecido entre os estudantes do Ensino Médio e as instituições de Ensino Superior facilita as escolhas entre as muitas opções apresentadas.
Ao invés de uma decisão sobre o desconhecido, os vestibulandos podem agora optar de forma fundamentada. Aumenta o interesse pela faculdade e pode reduzir a evasão, mas não faz milagres.
Ainda é preciso que existam mais vagas nas universidades públicas e que as privadas sejam mais acessíveis aos estudantes. E, claro, falta também uma Educação Básica de melhor qualidade.