Que o mar lhe seja pesado!

Marcela Santana

Após dez anos à procura de Osama Bin Laden, Estados Unidos finalmente anunciam a captura (e morte) do famoso terrorista

A semana passada foi marcada pela polêmica morte de Osama Bin Laden, fundador da rede terrorista Al–Qaeda. Durante discurso na Casa Branca, na madrugada da última segunda-feira, 2,  o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, revelou detalhes da invasão das Forças Armadas norte-americanas que culminou com o assassinato de Osama.
Capturado numa fortaleza construída em Abbotabad, cidade próxima à Islamabad, capital do Paquistão, ele  foi morto dentro de casa, durante um tiroteio. Um dia depois, as ações da Bolsa de Valores e o preço do petróleo já sofreram alterações.
Mas para o professor de Ciências Políticas do curso de Relações Interna­cio­nais da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), André Boaratti, as manifestações favoráveis à morte do terrorista podem até comprometer a segurança dos americanos, mas não devem afetar a política externa do país.
De acordo com ele, a "eficiência da Al–Qaeda se mantém e o que pode acontecer é uma desorganização momentânea, até que um novo líder seja nomeado".
Boaratti acredita também que a política de caça aos terroristas adotada pelo governo norte-americano deve continuar.
O Talibã, considerada uma organização terrorista aliada da Al–Qaeda, já ameaçou retaliar a morte de Bin Laden .
Um dos possíveis alvos, segundo eles próprios, poderá ser o Paquistão. O motivo? A colaboração do governo paquistanês com as investigações americanas.
Ameaça global
Por motivos de segurança, tanto a embaixada quanto o consulado dos Estados Unidos no país permaneceram de portas fechadas durante toda a semana.
Em termos globais, o professor de Teoria da História da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Sérgio Duarte, diz que a Al–Qaeda poderia atacar pontos específicos da Arábia Saudita, devido às  instalações norte-americanas.
"O principal alvo é os Estados Unidos e seus aliados, como os países europeus, por causa das políticas servis ao imperialismo", observa Duarte.
A tensão psicológica provocada pelo assassinato de Osama Bin Laden é tão grande que surgiram, inclusive, boatos de que o Brasil poderia ser atacado.
Essa hipótese é descartada por Duarte. "Não tem a menor chance de isso acontecer por causa da posição independente de nosso país. E nós também comercializamos com os países árabes".
Para Boaratti, a morte do terrorista fortaleceu ainda mais o título de superpotência dos Estados Unidos. Especialmente pelo momento atual. "Caiu como uma luva para o Obama devido à queda de sua popularidade".
Mas ele destaca que, perante a comunidade internacional, a atitude americana foi um desrespeito aos direitos humanos. "Eles preferiram mostrar o troféu", critica.
Um pouco de História
Os atentados da rede terrorista contra os Estados Unidos tiveram início em 1998, quando as embaixadas dos Estados Unidos no Quênia e na Tanzânia, dois países da África oriental, foram explodidas.
Em 2000, no Iêmen, situado na Península Arábica, o navio da Marinha americana também sofreu ataques.
E, em 2001, os alvos foram as torres gêmeas, em Nova York; e o Pentágono, em Washington. O número de vítimas foi de cerca de 3 mil pessoas.
Apontado como o mentor da ação terrorista, Osama Bin Laden tornou–se, a partir de então, o homem mais procurado do planeta.
A notícia de sua morte surpreendeu o mundo. E a princípio chegou a gerar dúvidas sobre sua veracidade. Até porque o corpo não foi apresentado nem nenhuma imagem que comprove o fato.
Para rebater as críticas, o governo americano garantiu ter em mãos o exame de DNA de Osama. O terrorista tinha 54 anos e acredita-se que tenha deixado 23 herdeiros. Se eles decidirem seguir a carreira do pai, o mundo continua em risco.

Fique por dentro

Provas da UnB e UFG
Atenção candidatos que forem prestar vestibular para a Universidade de Brasília (UnB), o prazo de inscrições termina no dia 19 de maio. A ficha de inscrição está no site www.cespe.unb.br/vestibular/2vest2011. São 4.016 vagas em 93 cursos de graduação. As provas serão nos dias 11 e 12 de junho. Já a UFG, que já encerrou as inscrições para seu vestibular, realizará as provas da primeira fase no dia 15 de maio. O telefone do Centro de Seleção é (62) 3209.6330.

Enem em única edição
Depois de muita polêmica, o Ministério da Educação (MEC) finalmente desistiu de realizar em 2011 as duas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A prova será aplicada provavelmente em outubro, segundo declarou o ministro Fernando Haddad. Ele também confirmou que, a partir de 2012, o MEC realizará duas edições anuais do exame. Outra novidade é que o Inep, responsável pela promoção do Enem, já estuda medidas para aprimorar a avaliação.

Forças Armadas
A carreira militar ainda se mostra atrativa para muitos jovens brasileiros. Para quem sonha em entrar para as Forças Armadas, a Escola de Sargentos das Armas (EsSA) está com inscrições abertas até o dia 10 de junho (www.esa.ensino.eb.br) para processo seletivo ao curso de formação de sargentos do Exército. A escola fica na cidade de Três Corações, há 287 km de Belo Horizonte. É necessário ter entre 18 e 24 anos e Ensino Médio completo ou estar cursando o último ano. Outras informações pelo (35) 3239.4300.