Escolha errada causa desistencia

 

Escolha errada causa desistência

 

Aos 16 ou 17 anos, jovens têm de definir o que serão no resto da vida profissional. “Es­tou em dú­vi­da en­tre o cur­so de Quí­mi­ca e En­ge­nha­ria Quí­mi­ca”, con­ta o es­tu­dan­te do ter­cei­ro ano do en­si­no mé­dio Jo­na­tas Pai­va de Sou­sa, de 17 anos.  No Bra­sil são 5,9 mi­lhões de uni­ver­si­tá­rios, qua­se um mi­lhão são for­ma­dos por ano. Po­rém, um em ca­da dez alu­nos ma­tri­cu­la­dos no en­si­no su­pe­ri­or em Go­i­ás de­sis­tiu do cur­so em 2009, de acor­do com o úl­ti­mo Cen­so do Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC). Um dos mo­ti­vos pa­ra a eva­são, de acor­do com es­pe­cia­lis­tas ou­vi­dos pe­lo O HO­JE, é justamente a es­co­lha pre­co­ce do cur­so.
 
Quin­ta-fei­ra (28), Jonatas vi­si­tou o Es­pa­ço das Pro­fis­sões – even­to re­a­li­za­do há três anos pe­la Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás (UFG), que aten­deu 26 mil es­tu­dan­tes do ní­vel mé­dio nos di­as 28 e 29 – pa­ra ti­rar to­das as dú­vi­das e fa­zer a es­co­lha que de­fi­ni­rá seu fu­tu­ro pro­fis­si­o­nal. “Acho que is­so en­vol­ve mi­nha cu­ri­o­si­da­de em co­nhe­cer, fa­zer ex­pe­ri­ên­cias e sa­ber coi­sas no­vas.”
 
Pa­ra ex­pli­car a di­fe­ren­ça en­tre En­ge­nha­ria Quí­mi­ca e a Quí­mi­ca, Jo­na­tas ou­viu pa­les­tras e con­ver­sou com pro­fes­so­res e alu­nos da gra­du­a­ção. Ba­cha­rel, no se­gun­do pe­rí­o­do de cur­so, Fa­brí­cio San­ches, de 18 anos, tam­bém fi­cou di­vi­di­do en­tre as du­as car­rei­ras e es­co­lheu cur­sar Quí­mi­ca. “Exis­te mui­ta dú­vi­da, a di­fe­ren­ça bá­si­ca é na atu­a­ção – En­ge­nha­ria é vol­ta­da pa­ra os pro­ces­sos in­dus­tri­ais e a Quí­mi­ca pa­ra prá­ti­cas no la­bo­ra­tó­rio –, foi as­sim que eu es­co­lhi”, acon­se­lhou.
 
“Foi no fim do ano pas­sa­do que co­me­cei a gos­tar de ma­te­má­ti­ca, quí­mi­ca e fí­si­ca”, con­ta Jo­na­tas so­bre as ma­té­rias es­co­la­res que pre­fe­re e in­flu­en­ciam na es­co­lha pro­fis­si­o­nal. Pa­ra a psi­có­lo­ga que tra­ba­lha no Pro­gra­ma de Ori­en­ta­ção ao Alu­no na Pon­ti­fí­cia Uni­ver­si­da­de Ca­tó­li­ca de Go­i­ás (PUC), Ma­ria Apa­re­ci­da de Oli­vei­ra, a fa­ci­li­da­de em cer­tas ma­té­rias não po­de ser um pré-re­qui­si­to, não é su­fi­ci­en­te pa­ra de­fi­nir a es­co­lha da pro­fis­são. 
“Ele de­ve es­co­lher aqui­lo em que vai se sen­tir fe­liz fa­zen­do. Não de­ve dei­xar pa­ra o úl­ti­mo ano, o ide­al é co­me­çar a pen­sar na pro­fis­são no pri­mei­ro ano do en­si­no mé­dio, o mais tar­dar no se­gun­do.” De acor­do com a psi­có­lo­ga, is­so per­mi­te um ama­du­re­ci­men­to da es­co­lha, além de pos­si­bi­li­tar a de­tec­ção de pro­ble­mas co­mo an­sie­da­de, di­fi­cul­da­de de so­ci­a­bi­li­zar, dé­fi­cit de aten­ção e ti­mi­dez, que tam­bém in­flu­en­ciam no ren­di­men­to do alu­no e po­dem le­vá-lo a dei­xar o cur­so. “Tem de cu­i­dar pri­mei­ro dis­so, pa­ra de­pois ama­du­re­cer a es­co­lha da pro­fis­são.” 
 
Ori­en­ta­ção 
A ida­de mé­dia de in­gres­so no en­si­no su­pe­ri­or é de 19 anos e a con­clu­são é de 23 anos, de acor­do com o Cen­so de 2009 do MEC. Pe­la pou­ca ida­de, pa­ra a im­por­tân­cia da de­ci­são, Apa­re­ci­da de Oli­vei­ra acon­se­lha pes­qui­sar o cur­rí­cu­lo do cur­so, sa­ber as dis­ci­pli­nas que são es­tu­da­das, se apro­xi­mar de pro­fis­si­o­nais, co­nhe­cer  a re­a­li­da­de da pro­fis­são e bus­car uma ori­en­ta­ção vo­ca­cio­nal. “É um pro­ces­so de ama­du­re­ci­men­to, na in­ten­ção de des­co­brir o que ele (es­tu­dan­te) vai se sen­tir fe­liz fa­zen­do”, pon­tua a psi­có­lo­ga. As áre­as de atu­a­ção da pro­fis­são tam­bém po­dem con­tri­bu­ir na ho­ra da es­co­lha. 
 
A es­tu­dan­te do se­gun­do ano do en­si­no mé­dio Ali­ne Cri­zos­ti­mo dos San­tos, de 16 anos, tam­bém es­tá indecisa en­tre dois cur­sos – Ve­te­ri­ná­ria e Zo­o­tec­nia. Ela ti­ra as dú­vi­das co­nhe­cen­do o dia a dia des­ses pro­fis­si­o­nais e as ca­rac­te­rís­ti­cas de ca­da cur­so. “Fiz tes­te vo­ca­cio­nal pe­la in­ter­net, mas des­de cri­an­ça so­nho mexer com es­sa par­te de re­cur­sos na­tu­ra­is.” Já Mayla Cris­ti­na Sil­va Cos­ta,  de 18 anos, que não se de­ci­diu ain­da en­tre  En­ge­nha­ria de Ali­men­tos ou Bi­o­lo­gia, pro­cu­rou a ori­en­ta­ção vo­ca­cio­nal pa­ra au­xi­li­ar. “Tam­bém já fa­ço um cur­so téc­ni­co na área de bi­o­ló­gi­cas, o que aju­da.”
 
 “A me­nor pro­cu­ra é pe­la li­cen­cia­tu­ra. A pro­fis­são é bo­ni­ta, mas o sa­lá­rio não é atra­ti­vo”, de­fen­de o pro­fes­sor do Ins­ti­tu­to de Quí­mi­ca da UFG, Már­lon So­a­res. Segundo es­tu­do fei­to por ele, exis­tem em Go­i­ás 1.024 va­gas pa­ra pro­fes­so­res da área, mas 150 são li­cen­cia­dos pa­ra atu­ar. “Quem se­gue a pro­fis­são é por­que ado­ra mes­mo, e aca­ba ga­nhan­do bem, por­que não tem pro­fes­sor no mer­ca­do”, apon­ta. Ele per­ce­be nos jo­vens que es­tão em dú­vi­da o in­te­res­se prin­ci­pal no re­tor­no fi­nan­cei­ro que a pro­fis­são po­de­rá ga­ran­tir. (Ka­the­ri­ne Ale­xan­dria, es­ta­gi­á­ria da UFG)