10 mil na corrida pela UFG
10 mil na corrida pela UFG
Primeira etapa do vestibular de meio de ano acontece neste domingo. Engenharia Civil é o curso mais concorrido
Vinícius Braga
Da editoria de cidades
A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza no próximo domingo (15) a Primeira Etapa do Processo Seletivo 2011/2. Mais de dez mil candidatos se inscreveram para concorrer a uma das 637 vagas oferecidas nos 17 cursos. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 10% no número de inscritos. Mais uma vez o curso mais concorrido é Engenharia Civil, com 37 candidatos disputando uma vaga. Administração, Nutrição e Medicina Veterinária também estão bem cotados, com 24.2, 23.6 e 22.7 candidatos por vaga, respectivamente.
O processo seletivo deste semestre conta com 10.358 candidatos inscritos. Do total, mais de 80% (8.333 candidatos) concorrem pelo sistema universal e 2.025 optaram às vagas disponíveis pelo programa UFGInclui, que reserva vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, negros oriundos de escolas públicas, indígenas e quilombolas. Há ainda os 1.420 candidatos “treineiros”, aqueles que participam do processo como forma de testar os conhecimentos, sem concorrer a uma vaga.
Amanda Stefanny, 18, aluna do Colégio Prevest, em Goiânia, é uma das candidatas ao curso de Engenharia Elétrica e revela estar apreensiva com a prova de domingo. “Apesar de me dedicar na escola e estudar em casa, sempre existe o medo. Física é a matéria que considero mais difícil”, revela. Ela divide a mesma opinião de Silas Ferreira, 18. Candidato ao curso de Agronomia, ele também considera Física a mais complicada e por isso tem se dedicado mais à matéria.
Muitos alunos que ainda estão no terceiro ano do ensino médio irão prestar o vestibular da UFG como forma de testar suas habilidades e treinar para a prova a ser realizada no fim do ano. Daniella Mendonça, 22, pretende cursar Medicina, mas vai prestar para Medicina Veterinária neste processo seletivo. “Quero adquirir experiência nesta prova para ver se realmente estou bem e me sentir mais confiante no vestibular do próximo semestre”, afirma.
Na véspera da primeira fase, professores do Colégio Prevest dão algumas dicas e palpites àqueles que almejam uma vaga na UFG. Para o professor de História, Cristiano Metralha, os alunos devem compreender o que a banca deseja e ler as questões com bastante atenção quantas vezes for preciso. “Por ser uma prova bem elaborada, ela exige maior habilidade do candidato. É preciso estar atento às contextualizações da História com a Filosofia e Sociologia. Além disso, é sempre importante estudar as relações sociais e culturais de diferentes períodos.”
O professor Herculano Vasconcelos Filho aposta em alguns temas que podem aparecer na prova de Química. “Este é o Ano Internacional da Química, por isso é importante que o aluno dê atenção ao assunto. Além disso, a Química comemora os 100 anos do modelo atômico formulado por Ernest Rutherford, pode ser que apareça alguma questão relacionada a isso.” Ele ainda destaca alguns conteúdos comuns nas provas, tais como: reações de oxi-redução; polímeros artificiais e naturais e ainda questões contextualizadas ao meio ambiente e sustentabilidade ecológica. Para o professor Paulo Júnior, a prova de Química ainda pode trazer questões relacionadas à atualidade. “O acidente na usina nuclear de Fukushima, no Japão, pode exigir conhecimentos sobre radioatividade.”
“A alta dos combustíveis também pode aparecer na prova, numa questão que discuta a presença de etanol na gasolina.” Além desses, ele ainda destaca assuntos associados à ecologia, sustentabilidade e opções de energia renováveis.
Apesar de considerar o vestibular da Universidade Federal de Goiás imprevisível, o professor Lourival Almeida aposta em alguns conteúdos para a prova de Biologia: “Genética e Botânica quase sempre aparecem no vestibular, por isso é sempre bom estudar tais conteúdos. Os impactos ambientais e mutações decorrentes da tragédia no Japão também pode ser tema abordado.” As provas serão aplicadas a partir das 13h, com a abertura dos portões ao meio-dia. Os locais de prova podem ser checados no endereço www.vestibular.ufg.br. O Centro de Seleção da UFG sempre enfatiza a importância do candidato chegar com antecedência, já que não está permitida a entrada nos locais de prova após o fechamento dos portões.
Edital
O centro de seleção alerta os estudantes para que leiam atentamente o edital do processo seletivo, para evitar transtornos com documentação, que deve conter foto, assinatura e digital. Os candidatos não poderão entrar nas salas portando relógios, celulares, MP3 players ou qualquer outro aparelho eletrônico, conforme especificado no edital da seleção.
O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 25 de maio. A partir do mesmo dia, o cartão-resposta do candidato estará disponível no site informado, por meio do número do CPF fornecido pelo aluno no ato da inscrição. A segunda etapa será realizada nos dias 5 e 6 de junho (domingo e segunda-feira). O resultado final do processo seletivo 2011/2 será divulgado no dia 8 de junho.
Saiba mais
Orientações do Centro de Seleção da UFG:
É importante que o candidato chegue com antecedência ao local das provas (os portões serão fechados rigorosamente às 13h).
Só serão aceitos documentos que contenham foto, assinatura e digital.
O candidato não deverá portar relógios, celulares, MP3 players ou qualquer outro
aparelho eletrônico.