Engenharia Civil é o curso mais concorrido da UFG

Engenharia Civil é o curso mais concorrido da UFG

Lyniker Passos 

O curso de Engenharia Civil está no topo da disputa de vagas para o próximo vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG), que terá sua primeira fase de provas, no próximo domingo. São 1.663 inscritos concorrendo 45 vagas: uma vaga para cada 37 vestibulandos.  Desde o ano passado o curso é o mais procurado do vestibular semestral da instituição, atraindo estudantes que são influenciados pelo boom da construção civil no País. Além de Engenharia, Administração, Nutrição e Medicina Veterinária, possuem as vagas mais disputadas.  

O Processo Seletivo 2011/2 oferece 17 cursos para o vestibular semestral, sendo ao todo 637 vagas. O número de inscritos é 10% maior com relação ao ano passado. Dos 10.358 candidatos, mais de 80% (8.333 candidatos) concorrem pelo sistema universal. Os outros 2.025 optaram pelo programa UFGInclui, que reserva vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, negros de escolas públicas, indígenas e quilombolas. 

As provas serão aplicadas a partir das 13 horas de domingo, com a abertura dos portões ao meio-dia. Os locais já podem ser checados no endereço eletrônico na UFG, desde ontem. A Pró-Reitora de graduação Sandramara Martins Chaves enfatiza a importância de o candidato chegar com antecedência, já que não entrará nos locais de prova após o fechamento dos portões. Também destaca a realização de concursos públicos em prédios da Praça Universitária no mesmo dia, “por isso o trânsito deverá ficar ainda mais congestionado.”

Em um curso preparatório de Goiânia, de 160 alunos, 24 se preparam diariamente para conquistarem uma vaga da Engenharia Civil. Durante o intervalo, no pátio do colégio, um grupo de estudantes se reuniu para verificar a divulgação da UFG, que estava afixada na parede.  
A estudante Thatianne Rodrigues Pio Santana, 18 anos, se mostra decidida com relação ao curso que optou para seu primeiro vestibular. “Sempre quis ser engenheira por ter aptidão com os números.” 
Rayane Alencar, 21, Pedro Henrique Sousa, 19 e Maikon da Silva, 19, endossam o grupo dos que escolheram a engenharia. Todos demonstraram estar preparados para conquistar a tão sonhada vaga.