Mostra exibe filmes de Stanley Kubric
Cine UFG Cineasta ganha retrospectiva a partir de amanhã no cinema do Câmpus 2 da universidade
15 de Maio de 2011 (Domingo)
Um dos maiores nomes do cinema mundial, o cineasta Stanley Kubrick é tema de uma mostra que começa amanhã, no Cine UFG, do Câmpus 2 da Universidade Federal de Goiás, e que se estende até o dia 1º de junho.
Além da exibição dos filmes do diretor, a programação terá dois debates: um sobre o filme Nascido para Matar, no dia 25, após a sessão das 17h30, com Raquel de Paula Ribeiro, Carolina Soares e Fabricio Cordeiro e mediação do professor Lisandro Nogueira, e outro sobre o filme Laranja Mecânica, no dia 1º de junho, também após a sessão das 17h30, com a jornalista Rosângela Chaves, editora do caderno Magazine do POPULAR, e do professor Anselmo Pessoa, com mediação do professor Magno Medeiros.
Nascido em Nova York, em 1928, Stanley Kubrick, que morreu em Hertfordshire, na Inglaterra, em 7 de março de 1999, deixou seu nome marcado na história do cinema como um criador inventivo e ousado. Seus filmes incursionam por vários gêneros, desde o épico histórico, como Spartacus, à ficção científica, como 2001 - Uma Odisseia no Espaço, desde o suspense, com O Iluminado, ao drama de guerra, como Nascido para Matar.
A mostra da UFG apresenta um panorama geral da obra do cineasta, cujos filmes proporcionam ao espectador sentimentos como "paixão, prazer, perplexidade, prostração, pulsação", como afirma o curador Anselmo Pessoa Neto. Confira no quadro ao lado a programação.