Ministro da Educação prestigia despedida da reitora da presidência da Ridesa
Ministro da Educação prestigia despedida da reitora da presidência da Ridesa
Fernando Haddad reconheceu os avanços da pesquisa na área de melhoramento da cana-de-açúcar e destacou o trabalho de Ana Dayse
Matéria da jornalista Márcia Rejane retirada do site da UFAL
O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou da solenidade de despedida e da transmissão de cargo da reitora da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Dorea, da presidência da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa). A solenidade aconteceu em Brasília, na noite da última terça-feira (29/11).
A reitora Ana Dayse Dorea transmitiu o cargo para o reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, e agradeceu o apoio de todos nos quase dois anos que esteve à frente da condução dos trabalhos da Ridesa, que reúne 11 universidades federais no trabalho de pesquisa de novas variedades de cana-de-açúcar. “Destaco a Rede como um grande exemplo de sucesso na parceria público-privado. Temos responsabilidade em produzir e repassar conhecimentos, graças à equipe de pesquisadores de referência internacional”, disse Ana Dayse.
O coordenador-geral da Ridesa, Marcos Sanches Vieira, professor da Universidade Federal de São Carlos, também transmitiu o cargo para Edelclaiton Daros, da Universidade Federal do Paraná. Vieira relatou os projetos desenvolvidos e os novos recursos e parcerias internacionais. Ele destacou o empenho da reitora Ana Dayse na renovação dos convênios com as instituições federais de ensino superior. “Nesse período ganhamos prêmios, lançamos três novas variedades de cana-de-açúcar e chegamos à Austrália, à Flórida e à África”, comemorou.
O ministro disse já conhecer o trabalho da Ridesa, que inspirou a formação de outras redes e contribui com suas pesquisas para elevar o Brasil à potência cientifica, em quantidade e qualidade. Fernando Haddad destacou o perfil agregador da reitora Ana Dayse, falou sobre autonomia universitária e as metas da educação brasileira. “Temos o desafio de pensar o futuro da Ridesa e da pesquisa no Brasil”, completou.
Também estiveram presentes ao evento, o secretário de Educação Superior do MEC, Luís Cláudio Costa, vários reitores, pesquisadores, a atual e a nova diretoria da Ridesa, além do reitor eleito da Ufal, Eurico Lôbo, do pró-reitor de Graduação da Ufal, Anderson Dantas, e do professor Geraldo Veríssimo, coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar da Ufal e diretor da Ridesa.
Despedida da Andifes
Na manhã desta quarta-feira, 30, a reitora Ana Dayse Dorea também se despediu da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Ela integrou essa entidade desde 2004, quando assumiu a primeira gestão na Ufal, e atuou como vice-presidente, de 2008 a 2010, na gestão do presidente Alan Barbiero.
Emocionada, Ana Dayse falou para os colegas reitores sobre sua atuação na vida acadêmica durante 38 anos, a aposentadoria e as parcerias e amizades conquistadas ao longo desse percurso. “Tive a oportunidade de ver as universidades mudarem e viverem novos momentos. Somos realmente privilegiados. Obrigada pelo companheirismo e amizade”, disse.
Nessa reunião do Conselho Pleno da Andifes, o reitor eleito Eurico Lôbo se apresentou aos dirigentes das demais universidades, destacou o importante trabalho realizado pela Andifes e disse estar pronto para somar esforços e avançar ainda mais. “Obrigado pelas boas vindas e pela acolhida”, disse o reitor eleito, que será empossado na tarde desta quinta-feira, 1º de dezembro, no Ministério da Educação.
A transmissão de cargo acontece na próxima segunda-feira, 5, a partir das 16h, na Reitoria, no Campus Maceió da Universidade Federal de Alagoas.
Reitora Ana Dayse, ministro da Educação, Fernando Haddad, reitor eleito da UFal, Eurico Lôbo, e membros da RIDESA
Para ver mais fotos clique aqui.